Amir-Piedade-Livro-Alfabeto
O escritor Amir Piedade, autor do livro O Aniversário do Seu Alfabeto, em visita à escola. Foto: Colégio Ághape

O que você acha de conhecer as letras do alfabeto no meio de uma grande festa de aniversário? É isso o que acontece no livro O Aniversário do Seu Alfabeto, escrito por Amir Piedade e publicado pela Editora Cortez. Além de apresentar as letras que usamos para compor as palavras da língua portuguesa, a história traz, de um jeito divertido, algumas regras gramaticais, como nunca usar N antes de P ou B.

Trabalhar dessa forma com a língua portuguesa fez sucesso entre os alunos do 1º e 4º ano do Colégio Ághape, na cidade de São Paulo (SP). Tanto que a escola e os estudantes decidiram fazer uma entrevista com o autor Amir Piedade. A seguir, confira o bate-papo.

Por qual motivo você escolheu as letras para representar seu livro O Aniversário do Seu Alfabeto?
Eu queria contar para as crianças sobre o mundo das letras. Pensei em contar com personagens, mas achei melhor usar as próprias letras. Quando elas participam do baile de aniversário, por exemplo, eu falo que a letra A chega com um pacote de alegria. Fica fácil de imaginar, né? Havia algumas letras que eram mais difíceis, tipo Q, K e Y, que não são muito comuns na nossa língua, então as coloquei como seguranças etc.

Você é um ótimo desenhista e desenhou muito bem nos seus livros.
Tenho que contar uma coisa para vocês: eu não sou desenhista. Eu só sei escrever. Quem desenhou esse livro foi um amigo meu, o professor de artes Luiz Gesini. Ele faz desenhos muito bem. A maioria dos escritores não é desenhista, e a maioria dos desenhistas não é escritor. Mas é muito importante a gente trabalhar junto, porque o que um não sabe o outro faz. A união faz a vida ser muito mais bonita.

Foi você quem criou o livro O Aniversário do Seu Alfabeto?
Isso, eu criei a história dele. Mas veja que interessante: eu fiz o texto e o Luiz Gesini fez os desenhos. Depois disso, o livro foi para um pessoal que colocou tudo na tela de um computador, escaneou as imagens, tratou e montou tudo. Aí foi para professores fazerem revisão e verem se não tinha nada errado. Em seguida foi para a gráfica, que imprimiu o livro. Quando fica pronto, não adianta ele ficar estocado, então vai para um setor que traz para a escola um catálogo. Os professores escolhem os livros que vão ser lidos pelos alunos, e eles passam a fazer parte da lista de material de vocês. Então, precisa de muita gente para fazer um livro e para ele circular.

Por que você escolheu esse título para O Aniversário do Seu Alfabeto?
Eu não sabia que título dar, mas pensei que aniversário é uma coisa de que todo mundo gosta. A gente fica feliz quando chega perto do aniversário e quer que vá bastante gente. Então, nada melhor do que um aniversário para o alfabeto.

Por que você tem três profissões (professor, escritor e editor)?
Porque elas caminham juntas. Por exemplo, a professora de vocês, quando está dando aula e dá uma atividade, vai observando que alguns aprendem mais rápido português, outros matemática, outros história e por aí vai. Ao mesmo tempo, ela vai tentando identificar a dificuldade que cada um tem em cada matéria. Essa tentativa é pesquisa. Nós, professores, fazemos pesquisas o dia todo. Vocês já fizeram aquele experimento na aula de ciências em que colocam um feijão no algodão, vão molhando e observando ao longo do tempo? Isso também é pesquisa, faz parte da nossa vida. Até olhar o céu quando está nublado e ficar pensando se vai chover ou não é um tipo de pesquisa.

Por qual motivo você decidiu ser escritor de livros infantis e professor?
Primeiro escolhi ser professor e acabei virando escritor também, porque quero contar histórias para as crianças que as ajudem a aprender de alguma forma, como regras de gramática. Meus livros são sempre feitos para ajudar o professor no dia a dia.

Você tem tempo para ser professor e escritor?
Sim, a gente aprende a dividir a vida. Você tem que ter tempo para estudar, ler, brincar, encontrar os amigos e até para ficar em silêncio, porque às vezes precisamos ficar quietos…

Como era sua vida antes de ser autor? Era uma vida boa?
Eu era professor. Sou escritor há uns 30 anos. Em todos os momentos da nossa vida vamos ter dias alegres, tristes, vamos chorar… O importante é focar nos dias bons, porque sempre vamos passar por momentos difíceis. Por exemplo, já fiquei desempregado, o que foi bem triste. Outras vezes, a gente demora para comprar o que quer, mas precisamos pensar que vamos nos esforçar para isso. Não importa se tivemos um dia mais alegre ou mais triste, o importante é que todo dia tem sol, mesmo que não dê para ver.

Sua vida de escritor é cansativa?
A vida é corrida e cansativa, mas depois a gente dorme, acorda e fica bem. Mas isso é muito bom. Pense: se um adulto fica desempregado, isso é muito triste. Depois de adultos, nós nos acostumamos a acordar, trabalhar e ir para casa. Então, apesar de a gente adorar as férias, se elas ficam muito longas, a gente sente a necessidade de voltar a trabalhar.

Amir-Piedade-Livro-Alfabeto-2
Amir Piedade conversa com os estudantes. Foto: Colégio Ághape

Além das suas três profissões, qual mais você seguiria?
A minha primeira profissão, que é com qual eu me identifico, é de professor. Por acidente, virei escritor e editor. Gosto muito das três, mas ser professor para mim é a coisa mais maravilhosa do mundo.

Alguém na sua família é escritor como você?
Não, só eu. Mas espero que no futuro tenha mais pessoas.

Você tem filhos?
Tenho dez filhos, que são meus dez livros, e mais três que saíram do catálogo. Alguns também ainda estão sendo feitos.

Você já fez livros para adultos?
Nunca, só escrevi para crianças.

Qual livro de sua autoria você indicaria para uma criança de 9 ou 10 anos?
Eu indicaria São Paulo – de Colina a Cidade, que mostra como a cidade de São Paulo nasceu, cresceu e os problemas que ela tem. É um livro de história. Tem um que chama O Grito do Rio Tietê, que conta a história do rio Tietê, porque ele nasce bem limpo e aqui em São Paulo parece um esgoto. Outro se chama O Sol e a Terra: um Caso de Amor, em que eles se apaixonam, mas não podem ficar juntos, porque a Terra iria acabar se isso acontecesse. Então, o livro fala sobre o universo e os planetas.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • sofia

    3 anos atrás

    amei o livro minha mae tam bem parabesn

  • Duca

    3 anos atrás

    Adorei todas as informações que você falou para a gente.

  • Alice

    3 anos atrás

    Adorei o Jornal Joca e a Entrevista!!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido