Esta matéria foi originalmente publicada na edição 238 do jornal Joca
O ator britânico Michael Sheen, famoso por papéis na saga Crepúsculo e no longa A Rainha, tornou-se herói na cidade em que nasceu, Port Talbot, ao sul do País de Gales (Reino Unido). Michael quitou a dívida de cerca de 900 cidadãos do município, no valor de mais de um milhão de libras esterlinas (aproximadamente, 7,5 milhões de reais).
No documentário Michael Sheen’s Secret Million Pound Giveaway (“Doação secreta de um milhão de libras de Michael Sheen”, em tradução livre para o português), que estreou no dia 10 de março na TV britânica, Michael explica que, ao fim das negociações, conseguiu diminuir a dívida total para o valor de 745 mil libras esterlinas (cerca de 5,5 milhões de reais).
Segundo ele, a atitude foi tomada em uma ação contra o sistema de empréstimo de Port Talbot. Michael explica que mais de 50 empresas locais, especializadas em compras de dívidas, pagam os débitos dos residentes com os bancos e, depois, cobram o empréstimo com juros muito altos. “As pessoas entram em espirais de dívidas e, quando afundam, é muito difícil sair delas.”, conta Michael no programa.
No total, o ator levou dois anos negociando a redução da dívida.
GLOSSÁRIO
JURO: Valor pago a mais pelo empréstimo de determinada quantia.
FONTES: CNN, G1, BBC, FOLHA DE S.PAULO E THE GUARDIAN.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.