Escolas e escritórios foram fechados e milhares de pessoas hospitalizadas
Em 16 de maio, os iraquianos foram surpreendidos pela oitava onda de areia a atingir o país desde abril. Em um comunicado oficial, o porta-voz do Ministério da Saúde local, Seif al Badr, afirmou que ao menos 4 mil pessoas foram hospitalizadas em decorrência de complicações causadas pela tempestade, que foi sentida em cidades como Bagdá, capital do país. A maior parte das internações foi por dificuldade de respirar.
De acordo com o serviço meteorológico iraquiano, a nuvem deve se dispersar aos poucos até a noite do dia 16. Na manhã do mesmo dia, as ruas e o interior de algumas casas ficaram cobertos de areia. A tempestade era densa e dificultava enxergar mesmo a poucos metros à frente.
Para evitar que a população tivesse mais problemas de saúde, o governo decretou o fechamento de escolas públicas e escritórios nas regiões atingidas. Todos os voos que sairiam do Iraque ou chegariam ao país no dia 16 também foram cancelados.
As autoridades locais sugerem que uma solução para evitar novos episódios é o plantio de florestas, que funcionariam como barreira para esse tipo de ventos não atingirem as cidades.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
É difícil imaginar uma tempestade de areia já que em nosso país isso não acontece mas penso que não deve ser nada agradável porque não deve ser fácil respirar. Vanessa, Junqueirópolis/SP
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.