A primeira mulher presidente da Etiópia, Sahle-Work Zewde, discursou na cerimônia na qual foi nomeada. Foto: Minasse Wondimu Hailu/Anadolu Agency/Getty Images

A diplomata Sahle-Work Zewde, de 68 anos, é a primeira mulher eleita presidente na história da Etiópia. Ela foi escolhida pelo Parlamento do país africano após a renúncia do antecessor, Mulatu Teshome, que estava no poder desde 2013. O resultado foi divulgado em 25 de outubro.

A etíope é a única mulher presidente em todo o continente africano atualmente.

Antes de ser nomeada, Zewde ocupou o cargo de diretora-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nairóbi, capital do Quênia, e também já foi representante especial do secretário-geral da instituição, António Guterres, para a União Africana (UA).

Diferente do Brasil, além de ser eleito pelo Parlamento, o presidente da República na Etiópia tem valor simbólico, como representar oficialmente o país em cerimônias e eventos, por exemplo. Ela também toma decisões para o país, mas divide o seu poder executivo com um primeiro-ministro — diferente do Brasil, onde essa função é atribuída somente ao presidente.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido