Inspirados pela matéria Varal Solidário (Joca 79), em que uma escola de Ponta Grossa, no Paraná, expôs roupas, sapatos e cobertores doados por alunos e professores para que fossem retirados por qualquer pessoa que precisasse, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unigrau, de Mococa, interior de São Paulo, desenvolveram um projeto que promove a generosidade e o desprendimento entre os alunos.

Matéria publicada na edição 79

Chamado de Desapega, a proposta é trocar produtos que os estudantes não querem mais entre si. Funciona assim: cada aluno leva os itens que não usa mais para substituir por outros de algum colega que seja útil. Os itens que não são trocados são doados a instituições de caridade locais.

“Não existem valores, é quantidade por quantidade. Mas, o formato de venda permanece e a criança só pode se apegar a outras peças. Se trouxer algo em troca, e caso não queira a quantidade total que trouxe, ela colabora beneficiando outras pessoas”, explica Fátima Maziero, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Os alunos desenvolveram toda a campanha e expandiram o projeto para as séries menores.A troca dos objetos em bom estado ocorreu nos dias 10 e 11 de outubro.

“Deu tudo muito certo, foi organizado e superdivertido. Eu até consegui separar umas roupinhas para uma menina que estava só observando as amigas pegando. Naquele momento eu vi no sorriso dela a alegria de ter ganhado as roupas. Nos olhos dela um brilho enorme. Eu quase chorei…”, conta Lorena, aluna do 5º ano.

“Para mim foi ótimo! Senti que ajudei pessoas com aquilo que dei, sei que fiz muitos sorrisos, não só eu, mas outras pessoas também”, completa Júlia.

Além da motivação de ajudar o próximo, a mobilização dos alunos também teve o intuito de promover a ideia de que o consumismo desenfreado é desnecessário.

“Eu gostei de fazer o DESAPEGA, pois aprendemos a não ficar acumulando muito. Foi uma ação gostosa e um aprendizado”, finaliza Laura.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido