Dado é resultado de uma pesquisa feita por duas universidades
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) revelou que 98,8% dos alimentos ultraprocessados têm grande quantidade de gordura, sódio e substâncias químicas que fazem mal à saúde. A pesquisa foi publicada em 30 de agosto e investigou cerca de 10 mil itens em mercados de São Paulo (SP) e Salvador (BA). Os pesquisadores constataram que 97,1% dos ultraprocessados contêm ao menos um dos seguintes ingredientes em excessos: açúcar, sódio ou gordura. Além disso, observam que 82,1% têm aditivos comestíveis, usado para destacar o sabor, a textura ou a cor dos alimentos.
Os ultraprocessados podem contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão arterial (pressão alta).
Em entrevista ao Joca, Ivana Aragão Lira Vasconcelos, nutricionista do departamento de nutrição da Universidade de Brasília (UNB), defendeu que as escolas e os pais trabalhem juntos pela alimentação mais saudável das crianças: “É viável que cantinas, cafés ou refeitórios ofertem alimentos saudáveis, com monitores que incentivem seu consumo pelas crianças, trabalhando a educação nutricional”, explicou.
O QUE SÃO OS ULTRAPROCESSADOS?
São os alimentos considerados desequilibrados em sua nutrição (com muita gordura, sódio e/ou açúcar) e que passam por processos industriais. A nutricionista Ivana destaca, porém, que existem processamentos que não requerem adição desses componentes e mantêm as características saudáveis de determinados alimentos. Uma dica importante é entender melhor do que é feito aquilo que se vai comer.
Alerta
Os itens analisados com mais substâncias prejudiciais à saúde foram:
Fontes: Alesp, Estadão, Folha de S.Paulo, G1, GE e Nature.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 212 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
eu não me alimento muito bem por causa disso essa noticia me ajudou bastante!
É muito importante manter a alimentação saudável, gostei da notícia!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.