Festa oficial
No dia do aniversário, o Cristo será fechado ao público para receber um ato cívico religioso às 7h, reproduzindo o evento oficial de 90 anos atrás. Na ocasião, serão lançados uma medalha e um selo comemorativos. A celebração terá a presença de autoridades e imprensa, enquanto o público poderá acompanhar pelo canal Cristo Redentor Oficial, no YouTube. Em março, foi anunciado um festival de música, mas a programação de shows foi suspensa em consequência da pandemia de covid-19.

#pracegover: Imagem do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Aos pés da estátua, estão vários turistas andando. Crédito de imagem: Buda Mendes/Getty Images

Entre 12 e 16 de outubro, a Catedral Metropolitana, no centro do Rio de Janeiro, celebra o aniversário do Cristo oferecendo diversos serviços a pessoas em situação de vulnerabilidade social, como oficinas de empreendedorismo, alimentação, higiene, saúde e confecção de documentos.

No dia 16 de outubro, o Cristo receberá uma iluminação digital elaborada a distância, da Itália, por Elettra Marconi. O objetivo é atualizar o feito do físico Guglielmo Marconi (1874-1937), pai de Elettra, que acionou a iluminação do monumento pela primeira vez, em 1931.

Canção especial
“Há quantos anos que você me olha. Não é de agora que eu vivo aos pés do Cristo Redentor.” Esse é um dos versos da canção “Alma Carioca, Cristo Redentor”, do músico e compositor Moacyr Luz, em homenagem aos 90 anos de uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. A música, disponível nas plataformas digitais desde 27 de setembro, é cantada por 14 artistas, entre eles, Fagner, Maria Rita, Sandra de Sá e Zeca Pagodinho.

Acervo digital colaborativo
O Santuário do Cristo também está convidando as pessoas a colaborar com seu acervo digital. É possível enviar fotos, vídeos e documentos sobre o monumento mais famoso do país e ter seu registro exposto em um futuro museu. Para colaborar, acesse: acervo.santuariocristoredentor.com.br.

Fontes: Agência Brasil, CNN Brasil, O Globo e Santuário do Cristo Redentor

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 178 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido