Ixi! Você bateu no paywall! Isso quer dizer que você já acessou três conteúdos neste mês.Insira seu nome e e-mail para acessar mais duas reportagens gratuitamente. Assinante? Faça Login Voltar para a home Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca Selecione o plano que você deseja assinar abaixo: 12
Um dos quadros mais famosos de Pablo Picasso (1881-1973), “Femme assise, robe bleue” (Mulher sentada de vestido azul), foi vendido em um leilão em Nova York nessa segunda (15) por 45 milhões de dólares (R$ 139 milhões).
A pintura cubista feita em 1939, retrata a fotógrafa Dora Maar, uma das principais musas do pintor.
O quadro foi pintado no dia do aniversário de 58 anos do mestre espanhol. Maar tinha 31 anos.
Ela foi namorada de Picasso de 1936-1944 e foi a principal modelo para muitos de seus retratos sobre “mulheres chorando”, no final dos anos 1930, início dos anos 1940.
A obra era do marchand Paul Rosenberg, que representava Picasso, e foi confiscada pelos nazistas na França, em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, quando estava em um trem indo de Paris para a Moravia.
Porém, a resistência francesa interceptou os alemães e recuperou a obra.
Em maio de 2015, “Les de Picasso femmes d’Alger” tornou-se o quadro mais caro já vendido em um leilão. Foi vendido por US$ 179 milhões.