crianca-le-jornal-getty
A leitura de publicações da imprensa, como jornais, colabora para que jovens saibam diferenciar fatos de opiniões. Foto: kupicoo/Getty Images

Quase sete a cada dez (67%) estudantes brasileiros de 15 anos não percebem a diferença entre fatos e opiniões durante a leitura de textos. O dado está no relatório Leitores do Século 21: Desenvolvendo Habilidades de Alfabetização em um Mundo Digital, divulgado no dia 5 de maio pela Organização Para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O número brasileiro está acima da média de 53% registrada entre estudantes dos 79 países pesquisados pela OCDE. O estudo leva em conta a avaliação de leitura do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2018.

No documento, a OCDE afirma que a internet espalha diversas informações sem o devido controle sobre a verdade, principalmente nas redes sociais. Isso faz com que seja necessário que os estudantes aprendam nas escolas a diferenciar quais informações são ou não verdadeiras e distinguir fatos de opinião.

“As tecnologias digitais possibilitaram a disseminação de todos os tipos de informação, substituindo formatos tradicionais, como jornais, que geralmente fazem uma seleção mais criteriosa do conteúdo”, aponta o relatório. “Os leitores devem aprender estratégias para detectar informações tendenciosas e conteúdo malicioso, como notícias falsas e e-mails de phishing [crimes digitais para roubar dados]”, complementa o documento.

Entre os currículos escolares dos países da organização, 40% incluem alfabetização digital. Procuradas pela OCDE durante a pesquisa, escolas brasileiras informaram que o estudo sobre o uso da internet nessas instituições é tratado em todas as disciplinas e que não há uma matéria específica sobre o tema.

Educação midiática
Clique aqui ou na imagem abaixo e conheça o material Educação Midiática Para Crianças e Jovens, desenvolvido pelo Joca, para ajudar os estudantes brasileiros a se informar com segurança e responsabilidade.

Fontes: G1, OCDE e Veja.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • Rilley Souza

    2 anos atrás

    eu comecando a saber agr com 17|18

  • pandah_lu

    2 anos atrás

    gostei da noticia :)

  • TAIS

    2 anos atrás

    ADOREIA A NOTÍCIA

  • marina

    2 anos atrás

    interesãnte

  • catsarahbc

    2 anos atrás

    Gostei da notícia ???

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido