Você sabe quem é o maior artilheiro do futebol masculino? E qual foi a maior goleada da história?

Aproveitando que em 19 de julho é comemorado o Dia Nacional do Futebol, o Joca preparou uma lista com seis recordes relacionados ao esporte mais querido do país. Confira.

Mais bolas de ouro

Lionel Messi já ganhou seis Bolas de Ouro. Foto: divulgação

Bola de Ouro é um prêmio dado aos jogadores que tiveram o melhor desempenho ao longo do último ano. De todos os atletas que já receberam o reconhecimento, o que levou o troféu mais vezes para casa foi Lionel Messi, atacante do clube espanhol Barcelona e da seleção argentina. O craque tem seis Bolas de Ouro, conquistadas em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2019.

O prêmio foi criado em 1956, mas, até 1995, somente jogadores europeus podiam recebê-lo. É por isso que craques brasileiros de décadas passadas, como Pelé e Garrincha, não entraram na disputa.

Mais títulos em Copas do Mundo

Pelé ganhou três edições da Copa do Mundo. Foto: divulgação

O astro brasileiro Pelé é o jogador com maior número de títulos em Copas do Mundo. O craque venceu os torneios da Suécia (1958), Chile (1962) e México (1970). Além disso, o rei do futebol, como costuma ser chamado, é o jogador que mais marcou pela seleção brasileira ao longo da história, com um total de 77 gols (considerando apenas partidas oficiais).

Goleiro com mais gols

Rogério Ceni é o goleiro que marcou mais gols na história. Foto: divulgação

Pode parecer estranho, mas tem goleiro que gosta de fazer a rede balançar. O recorde vai para o brasileiro Rogério Ceni, que se tornou ídolo do São Paulo Futebol Clube. Além de defender o gol, o astro costumava cobrar faltas a favor do time. Essa característica fez com que marcasse 129 gols ao longo da carreira e se tornasse o goleiro com maior número de gols da história do futebol mundial.

Maior goleada da história

O Stade Olympique L’Emyrne, de Madagascar, resolveu fazer um protesto na partida contra o A. S. Adema. Foto: divulgação

Há uma polêmica envolvendo esse recorde. Algumas fontes afirmam que a maior goleada aconteceu em uma partida realizada em 2002, entre o Stade Olympique L’Emyrne e o A. S. Adema, dois clubes de Madagascar. Na ocasião, o placar acabou em 149 a 0 para o A. S. Adema. Porém, o jogo acabou sendo cancelado porque, ao longo da partida, os jogadores do Stade Olympique marcaram 149 gols contra (ou seja, neles mesmos) seguidos, como forma de protestar contra a arbitragem, que para eles não estava fazendo um trabalho correto.

Em virtude dessa polêmica, alguns especialistas preferem não colocar esse jogo nas estatísticas oficiais de maiores goleadas da história. Confira abaixo o ranking que considera apenas partidas válidas:

Austrália 31 x 0 Sampa Americana – Eliminatórias da Copa do Mundo (2001)

Taiti 30 x 0 Ilhas Cook – Jogos do Pacífico Sul (1971)

Vilarreal 27 x 0 Navata – amistoso (2009)

Gol mais rápido em Copas do Mundo

Hakan Şükür, da Turquia, marcou o gol mais rápido da história das Copas do Mundo. Foto: divulgação

O Guinness World Records, o livro dos recordes, afirma que o gol mais rápido já feito em partidas da Copa do Mundo aconteceu aos 11 segundos do primeiro tempo. Ele foi marcado pelo jogador turco Hakan Şükür, em uma partida entre a Turquia e a Coreia do Norte, durante a Copa do Mundo de 2002, realizada na Coreia do Sul e no Japão.

Maiores artilheiros da história

Cristiano Ronaldo já marcou mais de 780 gols em jogos oficiais. Foto: divulgação

Esse é outro recorde que provoca polêmicas. Contando jogos oficiais e não oficiais (amistosos e partidas festivas), Pelé marcou 1.283 gols ao longo da carreira, o que o colocaria facilmente como o maior artilheiro de todos os tempos. Porém, se contarmos apenas partidas oficiais, o craque brasileiro fez 757 gols e fica atrás de Cristiano Ronaldo, jogador do clube italiano Juventus e da seleção portuguesa. O atacante já marcou mais de 780 gols em partidas oficiais e pode aumentar ainda mais esse número, já que ainda não se aposentou. Resumindo: para determinar quem é o maior artilheiro da história, é necessário saber se a fonte está levando em consideração apenas partidas oficiais ou se está contando também jogos não oficiais.

Fontes: Guinness World Records, Guinness World Records, Goal e Goal.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • Samara Amaral de Oliveira

    10 meses atrás

    eles são bons meeeeesmo

  • FERNANDO ANTONIO EVANGELISTA FRANCO DA SILVA sc164496@santacruz.g12.br

    2 anos atrás

    AQ E MESSIIIIIIIIIIIIIIIII

  • Chiara Isaac Pires Machado

    2 anos atrás

    boaaaa

  • Rafael Pires Rodrigues

    2 anos atrás

    top

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido