Cenários grandiosos, figurinos exuberantes, diálogos engraçados, cenas comoventes… Assistir a um espetáculo de teatro pode ser uma experiência para levar para o resto da vida.

Aproveitando que no dia 27 de março se comemora o Dia Mundial do Teatro, o Joca preparou uma lista com seis peças infantis que marcaram várias gerações de crianças no Brasil e no mundo. Veja abaixo!

Os Saltimbancos

Os Saltimbancos conta a história de um cachorro, uma gata, uma galinha e um burro. Foto: Divulgação

Trazido para o Brasil pelo cantor Chico Buarque, este musical encanta crianças e adultos há mais de 40 anos. A história foca em quatro bichos: um cachorro velho demais para proteger a casa, um burro que não aguenta mais levar cargas nas costas, uma gata cansada da dona e uma galinha que não consegue mais botar ovos. Juntos, eles partem em busca do sonho de se tornar artistas. Os Saltimbancos é uma adaptação da história Os Músicos de Bremen, escrita em 1812 pelos irmãos Grimm. A adaptação para o teatro foi feita pelo italiano Sergio Bardotti e pelo argentino Luis Enríquez Bacalov.

Little Orphan Annie (Annie)

Annie é um dos musicais infantis mais famosos do mundo. Foto: Divulgação

Aos 11 anos, Annie é uma menina que mora desde pequena em um orfanato. Entretanto, a sorte dela muda quando a garota é escolhida para passar o Natal com o milionário Will Stacks, um homem frio e mal-humorado que, aos poucos, vai se derretendo pela menina. O espetáculo já foi produzido em mais de 40 países e ganhou três adaptações para o cinema: em 1999, 1982 e 2014. De autoria do dramaturgo norte-americano Thomas Meehan, a peça ganhou uma adaptação brasileira em 2018, com músicas cantadas em português.

The Lion King (O Rei Leão)

O espetáculo é baseado no filme da Disney. Foto: Divulgação

Inspirado na animação da Disney, o musical conta a história de Simba, um jovem príncipe leão. Quando o tio dele, Musafa, mata o pai de Simba para roubar o trono, ele é acusado injustamente de ser o assassino e precisa partir para bem longe, deixando sua vida para trás. No caminho, ele conhece Timão e Pumba, que o acompanham na jornada para cumprir seu destino: se tornar rei. Em 1998, o espetáculo dirigido por Julie Taymor faturou seis prêmios Tony, que equivale ao Oscar do teatro, incluindo a categoria melhor musical. Em 2013, a peça ganhou uma adaptação brasileira, que teve mais de 800 mil espectadores.

Pluft, o Fantasminha

O espetáculo estreou em 1955 e até hoje continua sendo muito querido pelos brasileiros. Foto: Divulgação

Pluft é um fantasma que morre de medo de pessoas. Já Maribel é uma garota que morre de medo de fantasmas. Quando um pirata rapta a menina e a leva para o sótão da casa onde Pluft mora, uma inesperada e divertida amizade começa a surgir entre os dois. O espetáculo, que estreou em 1955 e tem autoria de Maria Clara Machado, é uma das peças mais famosas da história do teatro brasileiro.

Into the Woods (Caminhos da Floresta ou Era uma Vez)

A peça tem vários personagens de contos de fada. Foto: Divulgação

Cinderela, João e o Pé de Feijão, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, entre outras figuras de contos de fadas, podem ser vistas neste clássico do teatro musical internacional, escrito pelos norte-americanos Stephen Sondheim e James Lapine. Em busca da realização de seus desejos, os personagens tomam atitudes que têm consequências drásticas — e que podem atrapalhar o sonhado “felizes para sempre”. No Brasil, o espetáculo ganhou uma adaptação em 2010, com o título Era uma Vez. Quatro anos depois, a peça foi transformada em filme, intitulado Caminhos da Floresta.

Menino Maluquinho, o Musical

O espetáculo foi escrito pelo escritor Ziraldo. Foto: Divulgação

Inspirado no clássico personagem dos livros de Ziraldo, o espetáculo usa canções inéditas de Paulo Ocanha e Daniel Carvalho para contar as histórias de traquinagens do menino “que tinha o olho maior do que a barriga, vento nos pés e macaquinhos no sótão”. Criado na década de 1980, o Menino Maluquinho é um garoto que se envolve em várias confusões na escola e em casa — daí a origem do apelido. Sucesso absoluto de público, o primeiro livro da coleção, O Menino Maluquinho, já vendeu cerca de 3 milhões de exemplares.

Agora que você se inspirou com esses espetáculos, que tal criar a sua própria apresentação teatral? Coloque em prática as dicas do Joca e conte nos comentários como foi a experiência.

Dicas para criar um espetáculo com seus amigos. Arte: Ana Beatriz Pádua

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Alunos Vital Brazil 2A

    5 anos atrás

    gostei de ver os saltimbancos É legal

  • Cadu .

    5 anos atrás

    Carol Burnnet aparece no filme Annie

  • South Hills Middle School

    5 anos atrás

    its cool that they did plays

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido