A transição para o 5G tem como objetivo utilizar uma rede mais eficiente. Foto: Weiquan Lin/Getty Images

A cidade de Brasília (DF) está se preparando para receber a rede 5G no dia 6 de julho. Essa tecnologia oferece a internet mais rápida já inventada (cerca de 12 vezes mais veloz do que a da rede 4G, utilizada hoje na maioria dos celulares modernos). Na prática, o 5G permitirá downloads mais rápidos, navegações mais eficientes na internet e desenvolvimento de novas tecnologias.

Um dos principais objetivos dessa evolução é poder dar conta da quantidade de aparelhos que estão surgindo – já que ela deve continuar aumentando –, de modo que a internet funcione de forma rápida para todos.

Aqui no Brasil, a capital será a primeira cidade a dispor da tecnologia. A região foi escolhida por ter menos antenas que precisavam ser adaptadas do que outros municípios. No início do mês, alguns moradores da região já estavam conseguindo acessar o 5G em alguns pontos da cidade, mesmo a rede ainda não estando oficialmente instalada e pronta.

Antena usada para distribuir a rede 5G em Dordrecht, na Holanda. Foto: Niels Wenstedt/BSR Agency/Getty Images

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definia que o prazo para que todas as capitais tivessem acesso ao 5G acabaria em 31 de julho, mas a data foi estendida para 29 de setembro porque os responsáveis tiveram dificuldades para importar os equipamentos necessários.

Para conseguir o acesso à rede, é necessário ter um aparelho compatível com o 5G. Isso significa que alguns celulares e tablets, por exemplo, não serão capazes de captar esse sinal.

Ao redor do mundo, outros países já usam a rede. É o caso da Coreia do Sul, primeira nação a oferecer o 5G de maneira ampla para toda a população, e dos Estados Unidos.

Fontes: G1, InfoMoney e TechTudo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • aries_gamer

    1 ano atrás

    posta alguma coisa sobre signo? porfavorrrr?

  • Jornal Joca

    1 ano atrás

    Oi, tudo bom? Obrigado pela sugestão! Normalmente não publicamos nada que tenha relação com misticismo, mas encaminhamos sua sugestão para a redação. Até mais.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido