O acesso à internet nas escolas nunca foi tão grande, segundo o Centro de Estudos sobre as Tecnologias e da Comunicação (Cetic). Na pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 2 de agosto, 52% das instituições ouvidas pela TIC Educação 2016 usam o aparelho em atividades com os alunos.

O estudo mostra dados sobre o uso de internet e celulares em escolas públicas e particulares de todo o Brasil. No total, foram 1.106 escolas ouvidas, em turmas do ensino fundamental e médio. A pesquisa aconteceu entre agosto e dezembro de 2016.

Participaram das entrevistas diretores, coordenadores pedagógicos, professores e estudantes.

Dessas instituições, 95% têm acesso à internet, 2% a mais da pesquisa realizada em 2015.

Ao longo dos anos esse percentual foi crescendo. Em 2015, o uso da internet na sala de aula era de 43%. Em 2016, já foi registrado um aumento para 52%, o maior até agora.

Uma das principais razões para esse crescimento é maior acesso dos professores à tecnologia. Em 2011, apenas 15% deles tinham um smartphone. Em 2016, o número atingiu os 91%.

De todos os professores entrevistados, a maioria afirmou que usa o smartphone em atividades escolares. A utilização do aparelho, no entanto, é maior nas escolas particulares do que nas públicas. As privadas registram 61% de usuários contra 46% nas públicas.

Para professores, uso de internet cria novos métodos de ensino

De acordo com os educadores, o uso da internet permitiu acesso a materiais didáticos mais diversificados ou de melhor qualidade. Além disso, a tecnologia cria novos métodos de ensino e facilita as tarefas administrativas.

A pesquisa mostrou também, que o smartphone é o aparelho mais usado pelos alunos. Dos que usam a internet, 77% o fazem pelo celular, enquanto apenas 9% acessam pelo computador. O maior número de acessos está entre os estudantes do Ensino Médio.

Laboratórios de informática nas escolas estão ficando cada vez mais vazios

Com isso, os laboratórios de computadores, comuns nas escolas, estão sendo cada vez menos usados. Do total de instituições privadas que responderam à pesquisa, 47% têm as salas e 46% as utilizam. Já na rede pública, a diferença aumenta: 81% das escolas têm as salas, mas apenas 59% são usadas.

A diferença entre escolas particulares e públicas não está somente nos números, como aponta o Cetic. Enquanto os diretores da rede pública têm como prioridade aumentar o número de computadores por aluno, os da rede privada preferem desenvolver as práticas de ensino com a internet.

Enquete

Há quanto tempo você é leitor do Joca?

Comentários (14)

  • ana 2.0

    1 ano atrás

    gostei muito da reportagem joca muito obj

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    EU GOSTO DOS COMPUTADORES DE MESA DA MINHA ESCOLA E USO COM MUITO CUIDADO NAS AULAS DE INFORMÁTICA PARA APRENDER CADA VEZ MAIS E TAMBÉM PARA LER E COMENTAR O JORNAL JOCA. LUIS GUSTAVO - 5º E -11 ANOS.

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    EU TENHO COMPUTADOR EM CASA E TAMBÉM USO O CELULAR DO MEU PAI. GOSTO DE JOGOS EDUCATIVOS COMO OS QUE APRENDO A USAR NAS AULAS DE INFORMÁTICA. É SEMPRE UM PRAZER LER E COMENTAR O JORNAL JOCA. DENISE - 5º E

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    GOSTO MUITO DAS AULAS DE INFORMÁTICA PORQUE OS COMPUTADORES FUNCIONAM BEM E TENHO UMA PROFESSORA LEGAL .TAMBÉM GOSTO MUITO DE TRABALHAR E COMENTAR NO JORNAL JOCA. LUCAS CHRISTIAN - 5º E

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    NA MINHA ESCOLA NÓS NÃO PODEMOS USAR APARELHOS ELETRÔNICOS PORQUE NÓS TEMOS UM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PARA PESQUISARMOS. PORÉM ACHO MUITO LEGAL A ESCOLA USAR CELULARES NAS AULAS, GOSTARIA DE UM DIA PODER ESTUDAR ASSIM. ANA CAROLINA - 11 ANOS - 5º E

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    GOSTO MUITO DAS AULAS DE INFORMÁTICA , APRENDO MUITO COM O JORNAL JOCA E ADMIRO A PROFESSORA TELMA. PEDRO DE LIMA - 11 ANOS

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    ADORO AS AULAS DE INFORMÁTICA PORQUE SÃO ATRATIVAS COM O USO DO COMPUTADOR E AGRADEÇO MINHA PROFESSORA TELMA QUE ME APRESENTOU O JORNAL JOCA. PEDRO HENRIQUE DE MELO - 5º E

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    EU ACHO MUITO LEGAL AS ESCOLAS PERMITIREM QUE OS ALUNOS USEM O CELULAR PARA PESQUISAS E APRENDIZAGENS. NJA MINHA ESCOLA NÃO É PERMITIDO MAS FAZEMOS AULA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA UMA VEZ POR SEMANA E APRENDEMOS MUITO. NICOLY DA SILVA CASTRO - 5º E

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    EU ADORA AS AULAS DE INFORMÁTICA E O TRABALHO COM O JORNAL JOCA. JOÃO PEDRO - 5ºE

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    EM NOSSA ESCOLA TEMOS AULA DE INFORMÁTICA COM UM COMPUTADOR PARA CADA DOIS ALUNOS USAREM. ESSA AULA É MUITO IMPORTANTE E BASTANTE EDUCATIVA PARA TODOS OS ALUNOS. ISABELLA - 5º C

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    QUERO DIZER QUE QUE NOSSA AULA DE INFORMÁTICA E NOSSOS COMPUTADORES SÃO MUITO IMPORTANTES EM NOSSAS APRENDIZAGENS NA EMEF LAERTE. GIOVANNA MARGARIDA - 5º C

  • EE Henrique Dumont Villares

    4 anos atrás

    Oi prof Telma... estamos falando direto do Henrique, somos alunos do 2º ano da professora Ingrid.. beijossssssssssssss

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    A JULIANA E A KAUANE DE 10 ANOS AFIRMAM QUE GOSTAM MUITO DAS AULAS, SALA E O TRABALHO COM O JORNAL JOCA NA INFORMÁTICA. TAMBÉM DECLARAM SEU CARINHO PELA PROFESSORA TELMA.

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    A GEOVANA E A JULIA DO 5º ANO C GOSTARIAM DE DIZER QUE NA EMEF LAERTE USAM O LABORATÓRIO E AS AULAS DE INFORMÁTICA PARA FAZER PESQUISAS E ATIVIDADES USANDO SITES EDUCATIVOS E A INTERNET.

Compartilhar por email