Pesquisadores britânicos e um brasileiro desenvolveram uma técnica que deve revolucionar o tratamento de cáries e pode ser o fim da temida obturação.

Resultado de imagem para carie

Até hoje, quem descuida do dente, não tem jeito: a cárie aparece e o único tratamento é com anestesia, motorzinho e restauração com uma espécie de ‘cimento’.

Resultado de imagem para carie

Porém, com essa nova técnica criada em Londres, o dente com cárie se regenera sozinho.

A pesquisa para criar um produto para ajudar o dente a se curar, foi liderada pelo cientista brasileiro Vitor Neves, doutorando do programa federal Ciência sem Fronteiras, junto com uma equipe da King’s College, de Londres.

Resultado de imagem para carie

A ideia dele e se sua equipe é de utilizar as células-tronco que existem no dente.

Os cientistas encharcaram uma esponja biodegradável de colágeno e uma substância chamada tideglusib. Esse medicamento estimula a multiplicação e a regeneração celular.

Resultado de imagem para carie

Os testes já deram resultados em camundongos, que têm dentes fisiologicamente semelhantes com os dos humanos. Os dentes incisivos dos roedores, crescem durante toda a vida.

Se tudo der certo, os testes em humanos terão início em 2018 e o tratamento já poderia começar a ser feito por dentistas em cerca de cinco anos.

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • telma aparecida santana liberti

    7 anos atrás

    Espetáculo!!! Vou já contar para minha filha dra Michele.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido