Você sabia que 25 de julho é Dia do Escritor? Para comemorar a data, o Joca preparou um Perguntas e Respostas sobre a profissão. E não precisamos buscar ninguém de fora, já que temos um escritor na redação. As perguntas foram respondidas pelo Felipe Sali, nosso editor de conteúdo, que também escreve livros para jovens, como Mais Leve Que o Ar e Segredos Escondidos em Caixas de Sapatos, que vai ser lançado ainda em 2021. Confira.

De onde surgem as ideias para criar uma história?

De todos os lugares. De conversas com amigos, das coisas que ouvimos na rua, de outros livros, das notícias do dia… a inspiração não tem hora para aparecer. Rick Riordan, autor de Percy Jackson, tinha um filho pequeno que adorava mitologia grega, por isso, começou a imaginar como seria se um garoto da idade do filho dele começasse a se aventurar no meio de personagens mitológicos. Foi assim que surgiu a ideia do primeiro livro da saga. Esse tipo de raciocínio acontece o tempo todo na cabeça de um escritor.

Quanto tempo leva para escrever um livro?

Muito tempo. Meus livros demoram, em média, dois anos para ficar prontos. Obras famosas, como Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien, levaram mais de uma década de escrita. Mas, é claro que existem exceções. O escritor mais rápido do mundo, segundo o Guinness Book, é um brasileiro chamado Ryoki Inoue, que consegue terminar uma história de 200 páginas em apenas um dia.

Existe um truque para escrever bem?

Autores mais experientes dão oficinas e cursos que ensinam a escrever. Também existem livros com técnicas que ajudam a contar uma boa história. Mas nada supera a prática. O livro Outliers, do Malcolm Gladwell, conta que são necessárias 10 mil horas praticando até você ficar realmente bom em algo. Na escrita, isso faz sentido: quanto mais se escreve, melhor fica.

Quero publicar um livro, como faço?

Depois que terminar de escrever, o primeiro passo é procurar um agente literário (que mostra o seu trabalho para as editoras) ou uma editora que combine com o seu trabalho. Eles analisam e dizem se estão interessados em publicar. Quando isso acontece, um editor vai sugerir mudanças na história ou no texto.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido