Robôs que parecem gente estão chamando atenção na Conferência Mundial de Robôs, um evento que acontece em Pequim, na China.

Beijing realiza Conferência Mundial do Robô 2016

Um deles é Jajá, a robô inteligente, que foi desenvolvida pela Universidade de Ciência e Tecnologia da China. Ele tem a aparência de mulher, consegue responder e detectar expressões faciais.

Beijing realiza Conferência Mundial do Robô 2016

Durante três dias mais de 100 especialistas, 120 empresas e 12 organizações de robótica, discutem formas de desenvolver os robôs no mundo para eles ajudarem a vida dos humanos ao fazer, por exemplo, tarefas domésticas.

Beijing realiza Conferência Mundial do Robô 2016

Outro robô, muito parecido com os humanos, desenha qualquer ideograma da caligrafia chinesa. Há também os que piscam e outros jogam tênis. Tem modelo que até arrisca uns passos de dança.

DivulgaçãoCréditos: Divulgação

Algumas tecnologias eram programadas para auxiliar no setor da saúde, em funções como reabilitação ou ajuda na mobilidade de incapacitados

A China é responsável por 25% do mercado dos robôs industriais. Em 2015, 57 mil unidades foram vendidas no gigante asiático, com um crescimento de 55% em relação a 2013. Ao todo, 230 mil vendas foram registradas em todo o planeta, segundo dados da Federação Internacional de Robótica (FIR).

A meta do governo chinês é que até 2020 os robôs de fabricação nacional cheguem a suprir metade da demanda interna.

A robótica é uma das dez áreas prioritárias para a China. Ela está prevista na estratégia “Made in China 2025″, que pretende remodelar a base industrial do país para orientá-la rumo à áreas mais intensivas em tecnologia.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • Rafael

    1 ano atrás

    Que legal!!!! Quero um robô no Brasil, imagina o quão eu utilizaria!

  • Bia

    3 anos atrás

    Legal

  • Jônatas

    3 anos atrás

    Notícia muito informativa sobre robôs. Muito legal saber que robôs tão avançados já existem!

  • orochi

    3 anos atrás

    bem legal mesmo

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido