O ano de 2030 será o ponto de mudança da mobilidade (locomoção de pessoas dentro de um espaço), que se tornará mais sustentável nas maiores cidades do mundo, de acordo com o estudo Mobility Futures, da empresa Kantar, divulgado, em 10 de fevereiro, durante evento da Organização das Nações Unidos (ONU).

Segundo a pesquisa, as viagens de carro particular irão diminuir em 10% na próxima década. Fatores como economia compartilhada (alugar um carro ou pegar carona, por exemplo) e multimodalidade (existência de vários meios de transporte) reduzirão a necessidade de ter um carro no futuro. Além disso, o uso do transporte público, o ciclismo e as caminhadas devem aumentar.

“Até 2030, esses meios de transporte mais ecológicos representarão 49% de todas as viagens realizadas nas cidades, contra 46% para os carros (que atualmente representam 51% das viagens)”, diz o estudo. Os outros 5% estarão em opções como táxi e caronas.

A pesquisa também aponta que o ciclismo deve ser o meio com mais crescimento: a previsão é de aumento de 18% em dez anos. Já o uso de transporte público deve crescer 15% e a caminhada, 6%. “Milhares de projetos de infraestrutura em todo o mundo, como expansão de ciclovias e compartilhamento de bicicletas (…) contribuem para os novos comportamentos”, explica o estudo.

Nas 31 cidades pesquisadas, cerca de 36,7 milhões de habitantes mudarão o modo de se deslocar na próxima década.

São Paulo deve registrar 28% de queda no uso de carro e aumento de 47% na utilização da bicicleta até 2030.

As principais mudanças acontecerão em Manchester (Inglaterra), Moscou (Rússia) e São Paulo (Brasil).

 

Fontes: Agência Envolverde Jornalismo, Autoo, Kantar e SP Urbanuss

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 144 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido