Criado em 1999, o euro completa 20 anos de existência em 2019. No início, a moeda oficial das instituições da União Europeia (UE) era adotada por 11 países. Hoje, ela está em 19 nações da Europa.

Mais de 340 milhões de cidadãos usam o euro, que se tornou a segunda moeda mais utilizada do mundo — perdendo apenas para o dólar americano.

Segundo o Banco Central Europeu (BCE), 74% dos habitantes da zona do euro acreditam que a moeda única foi boa para a UE e 64% creem que ela ajudou seu próprio país.

Atualmente, um euro equivale a mais de quatro reais. Confira a seguir outras curiosidades sobre a moeda:

Circulação três anos depois
Apesar de terem sido criadas em 1° de janeiro de 1999, as moedas e notas físicas do euro só começaram a circular em 2002. Nos três anos anteriores, o euro era usado somente em situações como pagamentos eletrônicos.

Nome
O euro só passou a ser chamado assim após uma reunião do Conselho Europeu, em Madri, na Espanha, em 1995. Além de ser a primeira letra de “Europa”, o símbolo “€” faz referência à letra grega épsilon “Є” e é uma homenagem à Grécia, considerado o lugar onde a civilização europeia surgiu. As duas linhas no meio da letra representam a estabilidade e segurança da moeda.

50 euros
A nota mais usada é a de 50 euros. Segundo o BCE, mais de 10 milhões dessas notas estavam em circulação em novembro de 2018 — quase metade do total de 2,1 bilhões de cédulas em circulação.

Um centavo
Entre as moedas, a que mais circula é a de um centavo. Eram mais de 35 milhões das moedas do menor valor do euro circulando no fim do ano passado.

Desenhos
As janelas, pontes e fachadas desenhadas nas notas de euro não existem de verdade. Elas foram criadas pelo artista Robert Kalina, da Áustria, para mostrar estilos da arquitetura europeia. Quanto mais alto o valor da nota, mais novo é o estilo retratado.

A nota de cinco euros, por exemplo, traz o estilo clássico, presente no continente entre os séculos XII antes de Cristo (a.C.) e XVI depois de Cristo (d.C.); já a de 200 euros exibe a arquitetura que utiliza ferro e vidro, típica do século XIX.

Face comum e nacional
Uma das faces do euro traz um desenho comum a toda a zona do euro, enquanto o outro lado exibe uma imagem criada pelo país onde ele foi emitido. Apesar de uma das faces variar de acordo com cada país, as moedas são aceitas em todas as nações que adotam o euro.

Fontes: Galileu, Público, União Europeia, DN e Parlamento Europeu.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • laaraujo@uol.com.br

    4 anos atrás

    parabens para o Euro!

  • Maria Julia Carvalho Lima Tres

    5 anos atrás

    Que legal

  • Oak Canyon Jr High

    5 anos atrás

    que legal

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido