Em 17 de agosto, é comemorado o Dia do Patrimônio Histórico. São edifícios, locais ou objetos tão importantes para relembrar a história do nosso país que o governo federal decreta que devem ser preservados como estão.

No Brasil, o Decreto Lei n.º 25 de 1937 determina:

 “Art. 1.º – Constitui o patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.”

Quem decide isso é o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que pertence ao governo e tem historiadores e especialistas em seu time. Conheça cinco patrimônios que foram tombados recentemente no Brasil.

Nome: Sesc Pompeia
Quando foi tombado: 2014
Relevância: arquitetura impactante e promoção da cultura

Imagem: Wikimedia Commons

O Sesc (Serviço Social do Comércio) é uma entidade que busca promover a cultura e a transformação social. A unidade da Pompeia, em São Paulo, foi projetada em 1976 e é formada por dois setores: no primeiro, há uma enorme praça coberta, com biblioteca e área para exposições e, no segundo, estão presentes as instalações esportivas, com uma piscina e quatro quadras. Sua importância histórica está na arquitetura, de Lina Bo Bardi, e por ser um local diferente em relação à sua época, pois promovia muitos debates.

Nome: Museu Lasar Segall
Quando foi tombado: 2016
Relevância: preservação da história da arte

Imagem: Wilkimedia Commons

Depois de morar em Paris entre os anos de 1928 e 1932, o artista Lasar Segall, nascido na Rússia, passou a viver na rua Afonso Celso, em São Paulo, com a família. Hoje, no mesmo endereço se encontra o Museu Lasar Segall, inaugurado em 1967. Nele está reunida toda a obra do artista, e a instituição ainda promove várias atividades culturais e tem uma sala de cinema.

Nome: Rino Levi, edifício sede do IAB
Quando foi tombado: 2015
Relevância: arquitetura moderna

Edifício sede do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Foto: IAB/divulgação

Prédio sede do Instituto de Arquitetos do Brasil, no bairro da Vila Buarque, em São Paulo. É considerado um exemplo do projeto modernista de arquitetura, com colunas e lajes cobertas e compostas por pastilhas coloridas, o que o diferencia dos demais. O arquiteto José Armênio disse uma vez que o edifício é “um ícone da arquitetura moderna em São Paulo”.

Nome: Igreja Nossa Senhora de Lourdes
Quando foi tombada: 2017
Relevância: preservação da histórica e da arte

Igreja Nossa Senhora de Lourdes, em Teresina (PI). Foto: Wagner Setubal/ Wikimedia Commons (sob licença https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en)

Localizada em Teresina, no Piauí, a Igreja Nossa Senhora de Lourdes foi criada por Dom Avelar Brandão Vilela, para satisfazer as necessidades religiosas da região suburbana e rural da cidade. Além da realização de missas, há obras de arte no interior da igreja.

Nome: Museu Bispo do Rosário
Quando foi tombado: 2018
Relevância: preservação da história da arte

Parte externa do Museu Bispo do Rosário. O mural, pintado por Miguel Afa, chama-se Olha Quantos Estão Comigo, Estão Sozinhos, Estão Fingindo Que Estão Sozinhos para Poder Estar Comigo. Foto: Museu Bispo do Rosario/divulgação

O museu tem um acervo do artista sergipano formado por 805 peças, com estandartes, indumentárias, vitrines, fichários, móveis, objetos e vagões de espera. Arthur Bispo do Rosário ficou conhecido como um gênio da arte. Todas as obras dele estão na cidade do Rio de Janeiro, no Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira, no bairro de Jacarepaguá.

Fontes: iPatrimônio, IABSP, MLS, Paróquia de Lourdes, Iphan e Acervo Museu Bispo do Rosário.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Felipe

    2 anos atrás

    Ameiiiiiiiii

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido