Criança feita de escrava em Zanzibar, na África, sofre castigo
Cadeado de ferro utilizado em senzala: mais de 5 milhões de negros foram trazidos ao Brasil para serem escravizados

Neste ano, o Brasil completa 130 anos da abolição da escravidão. Fomos o último país ocidental a acabar com esse sistema que obrigava pessoas a trabalharem à força e sem a garantia de nenhum direito.

O que foi a escravidão dos negros?
Entre os anos de 1500 e 1800, africanos foram retirados contra a sua vontade de onde viviam para trabalharem à força no Brasil.

Os escravos eram forçados a trabalhar em condições desumanas, de 14 a 16 horas por dia, sem receber salário e sem a liberdade de deixar seu local de trabalho. Eles também sofriam muitos castigos e eram separados de sua família e de seus amigos.

Como era a viagem dos negros até o Brasil?
A viagem entre África e Brasil era feita pelo Oceano Atlântico nos chamados navios negreiros e podia durar de um mês a seis meses. Os escravos ficavam nos porões e eram acorrentados para que não conseguissem fugir.

As condições no barco eram muito ruins, com doenças, falta de higiene, pouca comida e espaço limitado. A estimativa é de que 660 mil africanos tenham morrido no mar.

Quantos negros foram trazidos para cá?
Mais de 5 milhões de negros foram trazidos ao Brasil para serem escravizados. Perto do fim da escravidão, mais da metade (59,5%) dos negros trazidos da África eram crianças porque era mais fácil capturá-las.

Criança feita de escrava em Zanzibar, na África, sofre castigo

O que os negros fizeram para acabar com a escravidão?
Eles buscaram resistir e lutar contra a escravidão das mais diversas maneiras. Greve de fome, rebeliões e fugas foram algumas delas.

O que eram os quilombos?
Eram comunidades criadas por escravos negros fugidos no Brasil. Ali, eles buscavam reconstruir sua forma de vida como em seus lugares de origem. O mais famoso foi o de Palmares, que ficava em Alagoas e durou quase cem anos. Atualmente, há cerca de 3 mil comunidades quilombolas no Brasil.

A escravidão aconteceu em outros países também?
Estados Unidos e alguns países da Europa e da América também escravizaram africanos No total, 9 milhões de escravos foram levados a esses lugares em 29 mil viagens pelo mar.

Como aconteceu a abolição no Brasil?
O fim da escravidão no Brasil aconteceu com a assinatura da Lei Áurea em 13 de maio de 1888. O assunto começou a ser debatido depois que a Inglaterra pressionou os países pelo fim do tráfico de escravos pelo mar.

O que aconteceu depois da abolição?
O Brasil acabou com a escravidão de uma forma desajeitada. Enquanto em outros países, como as Antilhas, os ex-escravos receberam terras e empregos para poderem construir uma vida melhor, no Brasil não foi oferecida nenhuma ajuda.

Sem dinheiro nem casa, os ex-escravos foram morar nas periferias das cidades, onde buscavam empregos. Sem estudo nem profissão, era difícil encontrar boas oportunidades de trabalho. Até hoje essas dificuldades afetam a população afrodescendente no Brasil.

Confira reportagem sobre os quilombolas e a situação dos negros hoje na Edição 113 do Joca, que chega nesta semana. E conheça festas que relembrar a Abolição e a cultura negra aqui.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido