…a cada ano, cerca de 610 contêineres caem no mar durante viagens sem incidentes? No caso de viagens com problemas no percurso, o número é mais de duas vezes maior: 1.390.

#pracegover: a foto mostra uma embarcação carregada de contêineres, navegando sobre a água. Os contêineres possuem cores diversas. Imagem: divulgação.

…há quem diga que o galeão San José, que afundou em 1708 após ser atacado pela marinha inglesa e foi descoberto em 2015 na região da Colômbia, carregava pedras preciosas e moedas de ouro e prata? Hoje, elas podem somar uma fortuna equivalente a bilhões de dólares.

#pracegover: a ilustração mostra diversas embarcações antigas no oceano. Um deles pega fogo e está afundando. Imagem: divulgação.

…teorias contam que as cidades de Canopus e Thonis-Heracleion, anteriores ao século 8 a.C., foram parar no fundo do mar mediterrâneo por causa de um terremoto? Hoje, é possível encontrar estátuas e monumentos embaixo d’água.

…mais de 5 mil objetos do Titanic, famoso navio que naufragou em 1912, já foram recuperados das profundezas do mar?

#pracegover: a foto, em preto e branco, mostra o Titanic navegando no oceano. Imagem: divulgação.

Fontes: BBC, Correio Brasiliense, Franck Goddio, Le Monde, National Geographic, Woods Hole Oceanographic Institution e World Shipping Council.

Texto publicado originalmente na edição 129 do jornal Joca.

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido