…a cada ano, cerca de 610 contêineres caem no mar durante viagens sem incidentes? No caso de viagens com problemas no percurso, o número é mais de duas vezes maior: 1.390.

#pracegover: a foto mostra uma embarcação carregada de contêineres, navegando sobre a água. Os contêineres possuem cores diversas. Imagem: divulgação.

…há quem diga que o galeão San José, que afundou em 1708 após ser atacado pela marinha inglesa e foi descoberto em 2015 na região da Colômbia, carregava pedras preciosas e moedas de ouro e prata? Hoje, elas podem somar uma fortuna equivalente a bilhões de dólares.

#pracegover: a ilustração mostra diversas embarcações antigas no oceano. Um deles pega fogo e está afundando. Imagem: divulgação.

…teorias contam que as cidades de Canopus e Thonis-Heracleion, anteriores ao século 8 a.C., foram parar no fundo do mar mediterrâneo por causa de um terremoto? Hoje, é possível encontrar estátuas e monumentos embaixo d’água.

…mais de 5 mil objetos do Titanic, famoso navio que naufragou em 1912, já foram recuperados das profundezas do mar?

#pracegover: a foto, em preto e branco, mostra o Titanic navegando no oceano. Imagem: divulgação.

Fontes: BBC, Correio Brasiliense, Franck Goddio, Le Monde, National Geographic, Woods Hole Oceanographic Institution e World Shipping Council.

Texto publicado originalmente na edição 129 do jornal Joca.

 

Enquete

Como você prefere estudar enquanto está em casa?

Comentários (0)

Compartilhar por email