Por Luísa Duarte

…A LITERATURA DE CORDEL É MUITO ANTIGA? O gênero surgiu no século 16, no sertão do Nordeste brasileiro. No entanto, foi somente no fim do século 19 que o cordel desenvolveu as características pelas quais é conhecido hoje. 

#pracegover: Gravura de Victor G. Maia do cordel Comadre Fulozinha: as narrativas dessa literatura representam a cultura da Região Nordeste. A ilustração é em preto e branco e mostra um homem e mulher dançando. Ao lado deles há cactos e pedras e ao fundo montanhas e um céu estrelado. Credito de imagem: Reprodução

…O CORDEL TEM MUITAS PARTICULARIDADES QUE EXPRESSAM A CULTURA NORDESTINA? A literatura de cordel apresenta uma narrativa popular, que valoriza o folclore do Nordeste. É escrita em versos regulares, com rimas, e usa linguagem simples e coloquial. Os cordéis são declamados pelos chamados cordelistas.

…A VENDA DOS CORDÉIS ERA FEITA EM PARTES, COMO EPISÓDIOS DE UMA NOVELA? Os vendedores liam o cordel para o público em espaços como praças e, quando estavam quase chegando ao auge da história, paravam, o que fazia com que as pessoas ficassem curiosas e comprassem a parte final dos livretos.

…O NOME CORDEL VEM DE “CORDA”? A literatura de cordel recebeu este nome porque os livretos eram pendurados em uma corda fina. Normalmente com 32 páginas, os livros eram presos por um cordel na página de abertura e expostos nas praças da cidade para ser comprados.

FONTES: INSTITUTO ÁGUA VIVA E BRASIL ESCOLA.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 230 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido