…o k-pop (pop coreano) é atualmente um dos gêneros musicais mais ouvidos no mundo? Em 2021, 12 discos de bandas k-pop entraram nas listas semanais de 200 álbuns mais ouvidos do planeta. As classificações são feitas pela Billboard, uma das maiores revistas de música do mundo.

…o k-pop que conhecemos atualmente teve início em 1992, com o lançamento da música “Nan Arayo”, da banda Seo Taiji and Boys? A canção era uma mistura de pop com R&B e hip-hop e acabou fazendo muito sucesso na época. A partir daí, muitos grupos começaram a se inspirar no trabalho do Seo Taiji, fazendo com que o k-pop crescesse cada vez mais.

…a cada ano, cerca de cem grupos de k-pop são lançados na Coreia do Sul? Estima-se, porém, que, desse total, menos de 5% consigam fazer sucesso.

…uma pessoa que deseja se tornar artista de k-pop costuma passar por uma rotina de treinamentos antes de ficar famosa? Durante anos, os artistas fazem uma série de aulas de canto, dança, línguas estrangeiras e outras habilidades que possam ajudá-los na carreira. A preparação, muitas vezes, começa ainda na infância.

BTS-Getty
#pracegover: a banda de k-pop BTS dança durante um show. É possível ver cinco integrantes do grupo com roupas coloridas. Foto: RB/Bauer-Griffin/GC Images

Fontes: Billboard, Koreaboo, MasterClass e VOX.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 181 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • 2 anos atrás

    eu sou profissa

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido