…O GRAFITE É BEM ANTIGO? A manifestação cultural como a conhecemos surgiu em Nova York, nos Estados Unidos, no começo dos anos 1970. Mas o hábito de fazer desenhos nas paredes já existia desde a pré-história.

…FAZ PARTE DA CULTURA HIP- HOP? Ele é um dos quatro elementos do movimento, que também combina breakdance (estilo de dança), rap (gênero musical) e DJs (artistas que criam e tocam músicas usando aparelhos específicos).

…OS GRAFITEIROS TÊM UM DIALETO PRÓPRIO? Por exemplo, o grafiteiro iniciante é chamado de toy e imitar o estilo de outro artista é conhecido como bite.

…O BRASIL É REFERÊNCIA NA ÁREA? O nosso país tem alguns dos grafiteiros mais renomados do mundo e que expõem seu trabalho em galerias de arte daqui e do exterior. É o caso do artista Kobra, dos irmãos Osgemeos e de Nina Pandolfo.

#pracegover: grafite feito dentro de vagão de metrô pela dupla Osgemeos; a ilustração mostra um homem em pé com um dos pés apoiado no banco em que os passageiros sentam. Crédito de imagem: CAPTURA DE TELA INSTAGRAM OSGEMEOS

…É DIFERENTE DE PICHAÇÃO? A linha é tênue e gera debate até hoje, mas a pichação é conhecida por símbolos e letras, majoritariamente, em tinta preta, enquanto o grafite tem uma variedade maior de desenhos e cores.

#pracegover: pixação em portão de ferro. Crédito de imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 223 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido