…OS FRUTOS TÊM ORIGEM A PARTIR DOS OVÁRIOS DAS FLORES? O ovário é uma estrutura interna da flor em que se localizam os óvulos (células reprodutivas). Essas células, quando fecundadas pelo pólen, transformam-se nas sementes da fruta. 

…O FENÔMENO QUE PERMITE A PRODUÇÃO DE FRUTAS SEM SEMENTES É CHAMADO DE PARTENOCARPIA? Nesse processo, a flor não precisa ser polinizada para gerar um fruto. 

…HÁ DOIS TIPOS DE PARTENOCARPIA: A NATURAL E A ARTIFICIAL? Frutas sem sementes podem ocorrer por alguma mutação genética, ou seja, em um processo natural. Já na partenocarpia artificial, produtores aplicam hormônios vegetais para estimular a formação dos frutos sem sementes. 

#pracegover: ilustração de abacaxi todo colorido e cercado de plantas. Crédito de imagem: ilustração gerada por IA Firefly

…AS BANANAS COMESTÍVEIS SÃO FRUTAS PARTENOCÁRPICAS? Os pontinhos pretos visíveis no interior da banana não são sementes, e sim óvulos não fecundados. As bananeiras selvagens produzem frutos com sementes grandes e quase sem polpa. 

…A LARANJA-BAÍA, O LIMÃO-TAITI E O ABACAXI SÃO FRUTOS SEM SEMENTES? 

…É POSSÍVEL PRODUZIR ARTIFICIALMENTE MELANCIAS, ABACATES, MAMÕES E UVAS SEM SEMENTES? Apesar do nome, as frutas partenocárpicas artificiais não necessariamente fazem mal à saúde se ingeridas. 

FONTES: EMBRAPA, CULTIVANDO, GLOBO RURAL E MICHAELIS. CONSULTORIA: DAVI THEODORO JUNGHANS, PESQUISADOR EM MELHORAMENTO GENÉTICO E FITOPATOLOGIA (ABACAXI) E JANAY ALMEIDA DOS SANTOS-SEREJO, PESQUISADORA EM MELHORAMENTO GENÉTICO E BIOLOGIA CELULAR (BANANA).

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 216 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido