…OS PRIMEIROS REGISTROS DE IMAGENS EM MOVIMENTO SÃO DE 1888? Captadas pelo francês Louis Le Prince, elas mostravam cenas como bondes elétricos, cavalos e pessoas nas ruas. No mesmo ano, foram exibidas em uma fábrica em Leeds, Inglaterra.

…OS FILMES MUDOS NÃO ERAM COMPLETAMENTE SILENCIOSOS? Originalmente, só existiam filmes mudos pela dificuldade de sincronizar o som com as imagens. Mas era possível ter acompanhamento musical, muitas vezes tocado ao vivo nos cinemas.

#pracegover: a capa do filme The Jazz Singer é uma ilustração de um homem de terno marrom tocando piano. Próximo a ele está sentada uma senhora, de vestido cinza, que acompanha o show. Crédito de imagem: reprodução

…O CINEMA MUDO INVENTOU O CLOSE? Essa forma de enquadramento é caracterizada pelo foco apenas na parte mais importante de uma imagem, como o rosto de uma pessoa. A técnica era utilizada para destacar a emoção nas cenas, que não tinham diálogos.

…LONGAS-METRAGENS COM DIÁLOGOS SÓ COMEÇARAM A SER PRODUZIDOS NA DÉCADA DE 1920? O primeiro desse a ser lançado foi O Cantor de Jazz, musical da Warner Bros. de 1927.

Fontes: Aventuras na Histórias, BBC, EBC, InfoEscola e Todo Estudo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 210 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido