A data surgiu com o objetivo de provocar uma reflexão sobre a cultura africana e sua presença na história do Brasil. É uma homenagem a Zumbi, um dos maiores representantes da luta contra a escravidão.
No dia 20 de novembro comemoramos no Brasil o Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida em 2011, pela então presidente Dilma Rousseff (lei 12.519), como homenagem a Zumbi. Foi nessa data que ele foi preso e morto em uma emboscada, no ano de 1695.
Zumbi foi um dos maiores representantes da luta contra a escravidão no período colonial. Ele foi líder do Quilombo dos Palmares, localizado no interior do Estado de Alagoas. Ao longo dos anos, Palmares foi alvo de muitas ameaças de invasão.
Considerado o maior quilombo territorial do país, o local sobreviveu por 100 anos e chegou a abrigar 30 mil negros.
Os quilombos eram espécies de aldeias que ficavam geralmente no meia da mata. Eles serviam de abrigo para os negros que fugiam das fazendas onde eram escravizados e sofriam maus tratos de seus feitores.
Colonização e escravidão
A escravidão no Brasil teve início durante o período inicial de colonização. No princípio, os índios eram escravizados para a extração do pau-brasil. Depois, os negros passaram a ser trazidos em navios de diversas regiões da África.
O regime de escravidão impunha trabalho exaustivo e desumano aos negros, que ainda eram mal alimentados e sofriam vários tipos de violência. Culturalmente, a presença africana influenciou diversos aspectos, como a culinária, a música e o idioma.
Algumas leis foram criadas com o objetivo de defender os negros. A primeira foi a Lei do Ventre Livre, criada em 1871. Ela concedia liberdade aos filhos dos escravos nascidos após a lei.
Em 1885, foi criada a Lei dos Sexagenários, que libertava os escravos com mais de 60 anos e, por fim, a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, que libertou os escravos definitivamente.
No entanto, como não sabiam exercer outro tipo de atividade além de serviços braçais, os negros continuaram a trabalhar nas casas de seus patrões.
Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra surgiu com o objetivo de provocar uma reflexão sobre a cultura africana e sua presença na nossa história. A data é comemorada apenas no Brasil, pois é uma homenagem a Zumbi.
Nos Estados Unidos não há apenas um dia, mas um mês todo de celebração à cultura afro-americana. Fevereiro foi o período escolhido em homenagem ao presidente Abraham Lincoln (1809-1865), que decretou a emancipação dos escravos, e ao abolicionista Frederick Douglass, que fazia aniversário nesse mês.
Outra data importante que celebra a cultura negra entre os norte-americanos é o Dia de Martin Luther King. Estabelecido em 1983, a data é feriado nacional e é celebrada na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário de King.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
que bom que seis tão ajudando a concientizar o Brasil sobre o racismo.#gostei de vocês
escreva um pouco mais. achei o texto um pouco incompleto.
legal!!!!! muito esplicativa para crianças!!!.
Eu achei a noticia interesante e mega importante!
Eu gostei muito,achei interessante falar sobre a escravidão dos negros,isso é super importante !
Adoro o dia da consciência negra
Eu acho muito importante discutir sobre o dia da Consciência Negra, pois é uma forma de homenagearmos Zumbi, um dos maiores representantes da luta contra a escravidão. E também devemos aprender a conviver com as diferenças, pois todos somos iguais.
gostei
Muito importante para a nossa história.
amei
amei #comsiemcianegra
eu sempre gostei da materia de historia,e a historiados escravizados sao bem interesantes e legais para mim,e eu gosto muito quando ashistorias estao relacionadas ao zumbi!
Eu acho muito importante discutir sobre o dia da Consciência Negra, pois é uma forma de homenagearmos Zumbi, um dos maiores representantes da luta contra a escravidão. E também devemos aprender a conviver com as diferenças, pois todos somos iguais.
A consciência negra e a historia do zumbi são interessantes, não faca preconceito. Beatriz,3 ano E
Preconceito nunca, Beatriz. Todos somos iguais, sem diferença de cor de pele, religião ou crença.
Quilombo - NÓS ESTUDAMOS ZUMBI E DANDARA DANIEL 5 D
Que bacana, Daniel! Zumbi e Dandara foram grandes representantes da luta contra a escravidão no período colonial.
Gostei muito da historia mas a mulher de Zumbi a Dandara poderia não ter se matado ,porque em vez de se matar ela poderia viver e fazer tudo certo para não ser chicoteada. Gustavo Daniel Silva dos Santos. 5°ano D
Pois é, Gustavo. Mas a luta de Dandara e Zumbi não foi em vão. E precisamos sempre reforçar que todos somos iguais!
GOSTAMOS MUITO DA MATÉRIA , POIS ESTUDAMOS SOBRE ISSO COM NOSSA SALA , DISCUTIMOS ETC. FOI UMA COISA LEGAL SABER DISSO POIS QUANDO FALAVAM DO QUILOMBO DOS PALMARES A GENTE NÃO ENTENDIA NADA , POIS AGORA SABEMOS MUITO MAIS DO QUE IMAGINAVAMOS, GOSTAMOS DESSA MATÉRIA ELA É BEM INFORMATIVA. GOSTAMOS DE SABER QUE O JORNAL JOCA ESTÁ INCENTIVANDO NÓS CRIANÇAS A APRENDER MAS SOBRE ISSO... FRANCIELLY MARQUES HELENA BEATRIZ 5 D
gostamos muitoda materia .
A ainda tem gente que acredite que é celebração mais NÃO é para lutar . ViTOR VULCANIS 5°D
Vitor, realmente o dia 20 de novembro não é uma celebração de um ato tão triste, mas sim uma data para lembrarmos da luta de Zumbi.
Gostei bastante desse artigo!Ele é muito interessante. Eu não conhecia a história do Zumbi dos Palmares.
Eu achei muito interessante do Jornal Joca se importar com o dia da Consciência Negra Gabriella 4ºano E
Gostamos muito da matéria. A nossa Professora já havia falado sobre Zumbi dos Palmares! Alunos do 1ºAno A.
Muito legal saber que vocês estão estudando Zumbi dos Palmares! Ele foi muito importante para a história do Brasil.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.