A peça, chamada Comedian, consiste em uma banana presa à parede com fita adesiva e foi vendida recentemente por cerca de 6,2 milhões de dólares
Em 12 de julho de 2025, um visitante do Centro Pompidou em Metz, na França, retirou e comeu uma banana que fazia parte de uma obra de arte do italiano Maurizio Cattelan. A peça, chamada Comedian, (comediante, em inglês), consiste em uma banana presa à parede com fita adesiva e foi vendida recentemente por cerca de 6,2 milhões de dólares (mais de 30 milhões de reais).
Entre para o ZAP do Joca e receba notícias
Segundo o museu, o visitante foi removido pela equipe de segurança do museu de forma simples e rápida. Além disso, em poucos minutos, colocaram outra banana no lugar, como sugerido pelo autor da obra.
Essa não foi a primeira vez que alguém “comeu” a peça. Em 2019, nos Estados Unidos, o artista David Datuna também ingeriu a fruta. O caso mais emblemático acorreu em 2024, quando o empresário Justin Sun, após comprar uma das edições da obra, também a comeu em público.
Segundo Cattelan, a peça é uma provocação ao mercado de arte contemporânea, que muitas vezes valoriza objetos por cifras milionárias, mesmo quando se trata de itens que estragam com facilidade. O artista reagiu ao episódio com ironia, comentou que ficou “decepcionado” porque o visitante comeu apenas a banana, e não a casca nem a fita que faz parte da obra.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.