Nicolás Maduro é presidente da Venezuela desde 2013. Foto: Getty Images

O governo da Venezuela reabrirá, a partir de 10 de maio, a fronteira (limite entre dois países) com o Brasil. O anúncio da decisão foi feito no mesmo dia, e a ação tem como objetivo restabelecer as trocas econômicas, como venda e compra de produtos, entre as duas nações.  

A fronteira tinha sido fechada em 21 de fevereiro, dois dias depois de o Brasil ter anunciado que mandaria produtos para ajudar a população venezuelana, como comida, remédios e itens de higiene básica.

Outros países como Estados Unidos, Chile e Colômbia também enviaram produtos, e Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, afirmava que esses itens seriam, na verdade, um pretexto para que os estadunidenses invadissem o país e tentassem tomar o poder.

Relembre a crise na Venezuela

Há anos, o país sofre com problemas na economia. Isso porque ela funcionava assim: o país vendia petróleo para o mundo a um preço alto e importava de outras nações produtos de que necessitava. Com o dinheiro, que representa 95% das exportações da Venezuela, financiava programas sociais e de saúde para os mais pobres.

Após um tempo, o preço do petróleo caiu, portanto, a Venezuela passou a ganhar menos. Desde que isso aconteceu, o país não tem mais dinheiro para manter os serviços oferecidos à população.

Conflito na presidência

Nicolás Maduro e Juan Guaidó disputam a presidência do país. Fotos: Getty Images e AsambleaVE

Em meio a protestos do povo, insatisfeito com a crise e a permanência de Maduro no poder desde 2013, o líder da oposição, Juan Guaidó, declarou-se presidente interino, ou seja, temporário, em 23 de janeiro. A decisão foi apoiada por países como Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Israel, Canadá e Argentina.

Para o governo Maduro, o posicionamento de Guaidó é uma tentativa forçada de tomada do poder.

Fontes: Agência Brasil, BBC, Folha de S.Paulo e G1.  

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Oscar Alves Junior

    4 anos atrás

    LI a matéria e gostei muito porque eu nāo sabia

  • Olivia Lafer Mariotti

    4 anos atrás

    Eu espero que consigam o que querem.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido