Alguns dos maiores veículos de imprensa da França se uniram para ajudar a combater fake news (notícias falsas) durante o período eleitoral do país, entre 10 e 24 de abril. A iniciativa, chamada Objectif Désinfox (algo como “Objetivo Desintoxicar da Desinformação”), está sendo liderada pela agência de notícias AFP em parceria com o Google e já tem 21 afiliados, como o canal de televisão Euronews e o jornal 20 Minutes.

“A crise da covid-19, assim como a intensidade da campanha presidencial, sobretudo nas redes sociais, demonstra a necessidade de todos os meios de comunicação de se unir para combater a desinformação que ameaça os alicerces da democracia”, disse Thierry Thuillier, vice-diretor de informação do Grupo TF1, que também faz parte do projeto, em comunicado oficial.

Por meio da iniciativa, os veículos vão checar fatos, compartilhar informações e responder pedidos de verificação do público. Por exemplo, quando uma pessoa estiver em dúvida se a postagem que viu em uma rede social é verdadeira ou não, ela poderá solicitar uma análise do grupo. O resultado do trabalho é publicado no site e nas redes sociais do Objectif Désinfox. Relatórios com apurações (ou seja, pesquisas ou investigações jornalísticas) também serão divulgados periodicamente.

Os jornalistas participantes dispõem de acesso a treinamentos fornecidos pelo Google e pela AFP sobre como usar a internet a seu favor, ferramentas digitais para auxiliar nas reportagens e um guia com sugestões de práticas para a cobertura das eleições de 2022.

O Objectif Désinfox começou n0 dia 8 de fevereiro e seguirá em operação até o fim de junho.

Iniciativa brasileira
Aqui no Brasil, a AFP liderou um movimento semelhante ao criar o Projeto Comprova, em 2018, reunindo jornalistas de 40 veículos de comunicação para investigar notícias que circulam na internet. O projeto ainda está em atividade e tem representantes de jornais como Folha de S.Paulo e Estadão.

Fontes: AFP, CB News, Les Echos, Objectif Désinfox, Projeto Comprova, RFI e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 182 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido