#PraCegoVer: A imagem mostra uma abelha, de forma muito aproximada pela câmera fotográfica, em cima de uma folha verde com o fundo desfocado. Crédito da imagem: Pxhere.

Não são só os humanos que são vacinados. Pesquisadores da Universidade de Helsinque, na Finlândia, estão desenvolvendo uma vacina para abelhas que terá como objetivo combater doenças e ajudar a aumentar a população desses animais, que vem caindo muito nos últimos anos.

A vacina não envolve seringas, e sim um tipo de líquido açucarado que atrai os insetos. Quando a abelha-rainha ingere o líquido, as bactérias que estão nele são transportadas para os óvulos (células reprodutivas do animal), fazendo com que as próximas abelhas a nascer desenvolvam mecanismos para combater aquela bactéria. Como a abelha-rainha é a responsável pela geração de todos os indivíduos de uma colmeia, toda a população estará protegida de determinadas doenças que afetam a sobrevivência desses animais.

“[Além das doenças,] as abelhas têm que lidar com muitos problemas, como pesticidas e perda do habitat. E as doenças também afetam a qualidade de vida delas. Se pudermos ajudá-las a ficar mais saudáveis e salvar ainda que uma parte pequena da população, acho que teremos colaborado para salvar o mundo, mesmo que só um pouco”, afirma a pesquisadora Dalial Freitak.

Por que as abelhas são importantes?
Sem elas, não teríamos muitas das frutas e vegetais que consumimos hoje. Isso porque as abelhas são responsáveis pela polinização, processo de transporte do pólen de uma planta para outra. Estima-se que 85% das espécies de plantas selvagens dependam da polinização para se desenvolver.

Fontes: El País, Galileu, National Geographic, The New York Times, Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário e Universidade de Helsinque.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 125 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido