Vê, Yellow e Zú, dos Contos de Carlotas
Vê, Yellow e Zú, dos Contos de Carlotas

O Conto de Carlotas desta primeira sexta-feira de dezembro apresenta um trio inesquecível: Vê, Yellow e Zu, amigas que se conheceram durante as férias, meio que por acaso, e seguiram compartilhando as melhores experiências de uma amizade.

Vê, Yellow e Zu

Estas três amigas estão sempre juntas! Embora não estudem na mesma escola e a casa delas seja distante uma das outras, o trio se encontra todas as tardes para contar histórias, brincar de faz de conta, tomar sorvete e jogar futebol.

Suas famílias são diferentes e seus pais não são amigos, mas só de vê-las juntas você sabe que são irmãs. Elas se conheceram em um dia sem sol nas férias de julho, o céu estava cheio de nuvens, mas sem chuva. Vê estava no campinho, mas não tinha bola. No canto do escanteio, debaixo de uma árvore, ela cozinhava um arroz de grama, com feijão de lama e farofa de pedregulho. Daí chegou a Yellow, que caminhava em direção a Vê terminando seu sorvete e com as mãos melecadas e grudentas da calda de chocolate.

– Oi, tudo bem? – disse a menina se aproximando.

– Tudo. Está com fome? Eu terminei agora um almocinho delicioso – respondeu a Vê.

Yellow olhou para aquela bagunça toda, colocada em folhas como pratos e galhos como talheres, sentou-se e lambeu os dedos para tirar o grude. Yellow levantou a mão direita com o dedo mindinho para cima, como se segurasse a asinha de uma xícara, e disse:

– E para beber temos chá de maracujá servido nesta xícara de porcelana invisível. Saúde.

O brinde das amigas foi interrompido pela chegada da Zu, que veio de vestido comprido carregando uma bola de futebol. Ela se aproximou e perguntou:

– Vamos jogar uma? – mostrando a bola de futebol.

– Estamos no meio de um almoço delicioso que cozinhei. Tem mais se você quiser, quer?

Zu se sentou e logo foi servida por um prato e um chá. Elas (fingiram que) comeram tudo e depois deitaram na grama para fazer digestão. Olharam as nuvens passando e viram muitas histórias sendo contadas ali no céu: uma nuvem era muito parecida com a avó da Zu, outra era como se uma girafa e um elefante tivessem tido um filho, Yellow viu uma nuvem que lhe lembrou um carrossel em movimento, parecia girar pelo céu.

As amigas se levantaram e jogaram futebol durante horas. Todas no mesmo time, passando a bola e ajudando umas as outras a fazer embaixadinha, matar no peito, dar cabeçada e, no fim da tarde, estavam exaustas. Quando o jogo acabou, elas passaram na quitanda do Seu Armênio, ali perto, e sentaram na guia para aproveitar o pêssego docinho que ele ofereceu a elas. Vê fazia piadas para as outras duas rirem, a Zu contava histórias da sua família e a Yellow ouvia tudo e de vez em quando fazia comentários inusitados só para as amigas rirem ainda mais.

De lá foram embora. Naquele primeiro dia que se conheceram elas não trocaram telefones, nem sabiam o nome uma das outras, foram para casa com uma sensação boa de uma tarde bem aproveitada. No dia seguinte, lá estavam as três de novo e, desta vez, almoçaram sopa de folha seca com purê de terra vermelha enfeitados com pinha e pedrinha de areia.

Para conhecer outros personagens que ilustram diálogos importantes, visite carlotas.org.

Clique na imagem abaixo para imprimir.

Vê, Yellow e Zú, dos Contos de Carlotas, para imprimir e colorir
Vê, Yellow e Zu, dos Contos de Carlotas, para imprimir e colorir

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (10)

  • luana medeiros

    4 anos atrás

    Joca quando você criou o jornal? e quando você fundou ?

  • Jornal Joca

    4 anos atrás

    Olá, Luana! O Joca foi criado em novembro de 2011. Obrigado pela pergunta!

  • luana medeiros

    4 anos atrás

    que legal!!!!! . adorei a história

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    oi joca ontem nós lemos a matéria de Carlotas no Joca online, gostei da historia de amizade das três meninas, que se conheceram e brincavam imaginando varias brincadeiras, faz de conta, adorei muito legal saber que meninas ainda brincam fazendo de conta que é verdade. Eu sou Isabelly do 4º ano C da Emef Laerte eu brinco sozinha com minha imaginação, sou filha única e não tenho irmãos. fico sonhando em ser jogadora de vôlei e ter sucesso. beijo joca te amo.

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    bom dia joca tudo bem? Eu quando crescer quero ser dançarina. Essa reportagem de Carlotas que lemos hoje, me lembrou muito quando era pequena, desde muito pequena amo dançar. gosteio do conto que fala da amizade de três amigas, também já brinquei de casinha e comidinha na minha imaginação, é bom imaginar e sonhar. beijo Joca. sou a Myllena do 4º C.

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    oi joca sou o Igor do 4º ano , e brinco imaginando ser carreteiro, sabe o que? carreteiro e a mesma coisa que ser caminhoneiro, esse é meu sonho. beijo joca, gosto do jornal eu aprendi a gostar de ler com você. Igor 4º ano C

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    oi Jornal joca Eu também já imaginei em ser um youtuber e as crianças de hoje não fazem exercícios físicos, eu finjo que abri um canal falando da importância de fazer exercícios físicos pra saúde de todo mundo. Andrei 4º ano C - Prof. Angelica da emef laerte

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    joca, amei a reportagem no Contos de Carlotas, uma amizade além da escola e da vizinhança, porque eu e minhas irmãs fingimos ser lutadores de luta livre, e nos divertimos muito. Tchau Joca, vinicius de Paula do 4ºano C.

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    ola joca eu gostei muito da reportagem Contos De Carlotas, porque as meninas inventavam várias brincadeiras e as crianças de hoje em dia só querem ficar nos eletrônicos, jogando e assistindo vídeos. as vezes eu brinco de bola, imaginando que sou um jogador profissional. É muito legal imaginar coisas. beijo joca joao Pedro do 4º C emef laerte

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    ola joca gostei do conto de carlotas, por das amigas imaginarem coisas legais. Eu sou Christopher do 4º ano C , da Emef. Laerte, eu também as vezes brinco com a minha imaginação, pensando que sou um jogador , um profissional famoso e jogo no Barcelona, e ganhar muito dinheiro. meu sonho é jogar bola. beijo joca. ah também quero dizer que gosto da professora angélica e do Jornal Joca.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido