Tsunami atinge Indonésia. Foto: Reprodução/Twitter

Uma série de terremotos atingiu a ilha da Indonésia de Sulawesi no dia 28 de setembro. Os tremores levaram à formação de um tsunami com ondas de até dois metros que arrastaram casas em pelo menos duas cidades.

Segundo o governo do país, uma pessoa morreu e outras 10 ficaram feridas. Cidadãos estão sendo evacuados de suas casas para não correrem mais riscos.

Esses terremotos ocorreram um mês depois que dois outros atingiram ilhas no Sul do Pacífico e a Indonésia, incluindo Lombok, que ainda está se recuperando dos efeitos do tremores de 5 de agosto, que resultou em mais de 430 mortes.

Por que há tantos terremotos e tsunamis na Indonésia?
O país está numa das regiões que mais sofrem tremores no mundo, o Anel de Fogo do Pacífico. O local, que abriga 450 vulcões, é também conhecido como Círculo de Fogo e abarca uma das maiores placas tectônicas do país. Cerca de 90% dos terremotos aconteceram ali.

A área de 40 mil km de extensão tem formato de ferradura e circunda a bacia do Pacífico, da qual também fazem parte Japão, Filipinas, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico Sul.

Os países dessa região ficam em áreas muito instáveis das placas tectônicas, onde terremotos e tsunamis são comuns.

O que são tsunamis?
Tsunamis acontecem principalmente em áreas costeiras após terremotos. As ondas gigantes são causadas pelo movimento das placas tectônicas.

Entenda o que são placas tectônicas e como se formam os terremotos na Coleção da Edição 102 do Joca. Clique na imagem para ampliar.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Escola Gracinha

    5 anos atrás

    oi

  • Rafael sobrinho areas

    5 anos atrás

    coitados dos Indonesios

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido