Ondas de até dois metros arrastaram casas e deixaram feridos.
Uma série de terremotos atingiu a ilha da Indonésia de Sulawesi no dia 28 de setembro. Os tremores levaram à formação de um tsunami com ondas de até dois metros que arrastaram casas em pelo menos duas cidades.
Segundo o governo do país, uma pessoa morreu e outras 10 ficaram feridas. Cidadãos estão sendo evacuados de suas casas para não correrem mais riscos.
Indonesia geophysics agency says Sulawesi quake caused a tsunami. This video is doing the rounds. We believe it is real. pic.twitter.com/7xDzzRuj5v
— David Lipson (@davidlipson) 28 de setembro de 2018
Esses terremotos ocorreram um mês depois que dois outros atingiram ilhas no Sul do Pacífico e a Indonésia, incluindo Lombok, que ainda está se recuperando dos efeitos do tremores de 5 de agosto, que resultou em mais de 430 mortes.
Por que há tantos terremotos e tsunamis na Indonésia?
O país está numa das regiões que mais sofrem tremores no mundo, o Anel de Fogo do Pacífico. O local, que abriga 450 vulcões, é também conhecido como Círculo de Fogo e abarca uma das maiores placas tectônicas do país. Cerca de 90% dos terremotos aconteceram ali.
A área de 40 mil km de extensão tem formato de ferradura e circunda a bacia do Pacífico, da qual também fazem parte Japão, Filipinas, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico Sul.
Os países dessa região ficam em áreas muito instáveis das placas tectônicas, onde terremotos e tsunamis são comuns.
O que são tsunamis?
Tsunamis acontecem principalmente em áreas costeiras após terremotos. As ondas gigantes são causadas pelo movimento das placas tectônicas.
Entenda o que são placas tectônicas e como se formam os terremotos na Coleção da Edição 102 do Joca. Clique na imagem para ampliar.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
que desastre
oi
coitados dos Indonesios
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.