O presidente Donald Trump afirmou nesta terça-feira, 19 de setembro, em discurso à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA), que o país vai “destruir totalmente a Coreia do Norte”, caso seja forçado a se defender ou defender seus aliados.

Crédito: Avi Ohayon, GPO

Em um tom agressivo, o líder dos Estados Unidos falou que o ditador Kim Jong-un representa uma ameaça para o mundo todo e que “a única solução é acabar com seu programa nuclear”.

“O ‘homem foguete’ está em uma missão suicida. Se os muitos que são justos não enfrentam os poucos que são perversos, então o mal triunfará”, afirmou o presidente americano.

Crédito: @WhiteHouse

Além de ameaçar a Coreia do Norte, Trump discursou sobre a importância em combater grupos terroristas e sobre a crise da Venezuela. Para o presidente, é necessário estabelecer a democracia no país sul-americano.

Assembleia Geral  e a ONU
A ONU foi criada após a 2ª Guerra, com o objetivo de assegurar a paz mundial e evitar uma nova guerra mundial. Este encontro reúne, todos os anos, as 193 nações que são membros da organização. O evento funciona como um parlamento mundial: em uma mesma sala, os representantes de todos países debatem questões que afetam a vida de todos habitantes do planeta.

Apesar de ser um espaço democrático – cada voto ali tem o mesmo peso -, a Assembleia Geral não é a instância mais poderosa dentro da organização. Esse papel é desempenhado pelo Conselho de Segurança porque ali as grandes potências – Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido – têm poder de veto sobre qualquer decisão geopoliticamente relevante.

O Brasil é, por tradição, o primeiro país a discursar na Assembleia. Esta é segunda vez que o presidente Michel Temer discursa no encontro mundial.

 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido