O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), responsável por fiscalizar se produtos são bons e seguros para ser vendidos, concedeu, no início de setembro, o certificado para que a empresa Eternit produza e venda no Brasil telhas que geram energia a partir da luz solar.

Essas telhas especiais, já fabricadas em outros países, são revestidas com células fotovoltaicas, ou seja, capazes de absorver a energia do sol e transformá-la em energia elétrica (para usar em casa, por exemplo). Além de diminuir o valor a ser pago pela utilização da eletricidade nas residências, a energia solar tem outras vantagens, como ser uma fonte renovável (que não vai acabar na natureza pelo consumo em excesso).

Uma casa pequena precisa de cerca de 150 telhas desse tipo para ter energia suficiente, enquanto casas maiores devem instalar em torno de 600 — elas medem 36,5 centímetros de largura por 47,5 centímetros de altura. O restante do telhado pode ser coberto com telhas comuns.

O material está sendo produzido em Atibaia, no interior do estado de São Paulo. Alguns clientes selecionados já fizeram reservas, mas o público em geral poderá adquirir o produto a partir de 2021.

Fontes: Época Negócios, Exame, Olhar Digital, site oficial da Eternit e Superinteressante.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 158 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido