Um telescópio do satélite solar Orbiter, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), fez uma imagem do Sol com a melhor qualidade já registrada até hoje. Ele estava a uma distância de 75 milhões de quilômetros da estrela ao realizar a captura, em 7 de março, divulgada pela ESA no fim do mesmo mês. Na foto, vê-se todo o Sol e sua coroa (a atmosfera externa da estrela).

telescópio imagem sol 186
Para montar uma imagem única do Sol, foi preciso reunir 25 fotos tiradas de maneira individual. / pracegover: a foto traz a nova imagem do Sol, em tons de amarelo, laranja e preto. Crédito de imagem: ESA & NASA/SOLAR ORBITER/EUI TEAM; DATA PROCESSING: E. KRAAIKAMP (ROB)

Chamado Extreme Ultraviolet Imager (“gerador de imagens ultravioleta extremo”, em tradução livre), o telescópio do Solar Orbiter faz imagens em resolução tão alta que foi necessário reunir 25 fotos, tiradas individualmente, para conseguir montar um mosaico que represente uma imagem única do Sol.

O processo para chegar à imagem única, com as fotos feitas separadamente, levou cerca de quatro horas. O resulto final tem mais de 83 milhões de pixels — uma visualização com qualidade dez vezes melhor do que a da tela de uma televisão 4K.

Camadas da atmosfera
Outras imagens também foram divulgadas pela ESA, mostrando diferentes camadas da atmosfera do Sol. As cores correspondem a elementos presentes na estrela e à temperatura em sua atmosfera:

camadas da atmosfera sol 186
#pracegover: imagem da atmosfera do Sol em quatro cores (roxo, azul, verde e amarelo) que representam quatro elementos diferentes presentes. Crédito de imagem: E ESA & NASA/SOLAR ORBITER/SPICE TEAM; DATA PROCESSING: G. PELOUZE (IAS)

• O roxo corresponde ao gás hidrogênio, a 10 mil graus Celsius.

• O azul ao carbono, a 32 mil graus Celsius.

• O verde ao oxigênio, a 320 mil graus Celsius.

• O amarelo ao néon, a 630 mil graus Celsius.

Os novos registros feitos pelo telescópio vão ajudar os cientistas a entender, por exemplo, por que a temperatura na estrela continua aumentando em algumas camadas de sua atmosfera.

Fontes: CNN Brasil, ESA, Folha de S.Paulo e G1.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 186 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • 1 ano atrás

    eu achei bem interessante ,pois o telescópio é uma ferramenta bem diferente para ver os planetas de perto ,principalmente o sol que achei muito peculear ,porque ele tem camadas diferentes tipo roxo ,azul ,verde e amarelo.

  • alunosjunqueiropolis2

    1 ano atrás

    gostei muito das imagenges do sol e do satelete solar e tambem da do sol

  • alunosjunqueiropolis2

    1 ano atrás

    achei legal a foto do sol , alem disso a tecnologia inovou muito ao decorer dos anos

  • alunosjunqueiropolis2

    1 ano atrás

    Eu gostei muito, porque é muito interessante ver o espaço solar e ver a tecnologia avançando mais ainda. Também aprendi que o sol tem 4 camadas, roxa, azul, verde e por último a amarela, a camada mais quente e mais brilhante.

  • alunosjunqueiropolis13

    1 ano atrás

    Adorei e aprendo muito com as informações desse quadro. Parabéns Jornal Joca.

  • 1 ano atrás

    Essa foto do sol e linda pois ele e uma estrela e a matéria trouxe informações muito interessantes .

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido