#PraCegoVer: A pintura é obra de Tarsila do Amaral em tons escuros, predominando o branco e o azul. Tem uma lua no céu e um cacto no chão.

Era a década de 1920 quando Tarsila do Amaral (1886-1973), uma das pintoras mais importantes do Brasil, deixou o país para estudar em Paris, na França, onde conheceu grandes artistas do modernismo europeu. Agora, a obra de Tarsila reencontra pintores de relevância mundial, como o francês Georges Braque e o espanhol Pablo Picasso. O Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), nos Estados Unidos, comprou pela primeira vez uma pintura da artista. A Lua (1928) será exibida na sala do modernismo mundial, no quinto andar da instituição.

Ann Temkin, curadora de pintura e escultura no MoMA, conta que Tarsila deixou Paris para se tornar “a pintora do seu país”. “Mas não era questão de ser uma artista moderna parisiense ou uma pintora brasileira. Ela era as duas coisas de uma vez só”, disse, em entrevista no site do museu.

A Lua faz parte da fase antropofágica (entenda no box) da pintora e foi feita no mesmo ano que Abaporu, um dos quadros mais famosos de Tarsila. A pintura a óleo mostra uma lua e cores que formam uma paisagem. Nela, está também um cacto, que parece ter forma humana. O mistério da imagem e a sensação de sonho transmitida são os destaques da obra.

Exposições
A compra da pintura se deu depois da primeira retrospectiva de Tarsila nos Estados Unidos, organizada pelo próprio MoMA e o Instituto de Arte de Chicago no ano passado. A exposição Tarsila do Amaral: Inventing Modern Art in Brazil (Tarsila do Amaral: Inventando a Arte Moderna no Brasil, em português) foi composta por mais de cem obras — A Lua não estava entre elas e deve ser exposta ao público ainda neste ano.

No Brasil, a pintora ganhará a mostra Tarsila Popular, de abril a julho, no Museu de Arte de São Paulo (Masp).

O que é antropofagia?
A palavra significa canibalismo (ou o ato de comer humanos) e foi usada pelo marido de Tarsila, Oswald de Andrade (1890-1954), para definir um movimento artístico do modernismo no Brasil. Segundo ele, os artistas brasileiros deveriam “comer” obras estrangeiras, ou seja, usá-las como referência. Por outro lado, os trabalhos nacionais deveriam ser originais, refletindo também a cultura brasileira.

O que é modernismo?
Um conjunto de movimentos culturais reunindo várias áreas artísticas (como pintura e literatura) em diversas partes do mundo no século 20. Seu principal objetivo era criar uma arte nova, diferente da antiga arte “tradicional”.Saiba mais sobre obras de artistas brasileiros no exterior na pág. 9.

Fontes: Agência EFE, El País, Estadão, Folha de S.Paulo, MoMA, O Globo e Veja.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 127 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido