#pracegover: aparelho de telefone celular branco sobre fundo azul, conectado a fio branco-rosado para ter bateria carregada. Crédito da imagem: Pxhere.

Carregar a bateria de aparelhos eletrônicos sem a necessidade de um aparato para isso pode se tornar realidade no futuro. Uma das iniciativas para fazer essa ideia sair do papel é a de cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos. Eles estão desenvolvendo um tipo de antena capaz de capturar sinais de wi-fi e transformá-los em corrente elétrica, fazendo com que os dispositivos continuem realizando suas funções, ou seja, não tenham a bateria descarregada.

A invenção poderá ser usada para carregar celulares, laptops e equipamentos médicos, entre outros. A ideia é que o sistema funcione em grandes áreas, como escritórios ou até mesmo estradas, e carregue todos os aparelhos que estiverem no local.

Ainda em fase de testes, a invenção não tem previsão de data para ser adquirida por consumidores comuns.

Como melhorar a vida útil de uma bateria?
Enquanto não podemos carregar nossos dispositivos com sinais de wi-fi, é importante tomar alguns cuidados para prolongar a durabilidade das baterias. Confira dicas do Battery University, site especializado no assunto:

– Procure manter a bateria entre 65% e 75% carregada. Se não conseguir, tente ao menos mantê-la acima de 45%.
– Não deixe o celular carregando por muito tempo. É melhor carregar o aparelho várias vezes ao dia do que de uma vez só.
– Não deixe que a bateria chegue a 100%. Isso pode prejudicar a vida útil.

Fontes: Battery University, BBC, Business Insider, The Independent, Nature e The Guardian.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 125 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • EMEF AUREA RIBEIRO XAVIER LOPES, PROFA.

    4 anos atrás

    oijoca kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido