O aviador Santos Dumont
O aviador Santos Dumont

O canal por assinatura HBO vai fazer uma série sobre o aviador brasileiro Alberto Santos Dumont. Para muitas pessoas, o mineiro nascido em 1873 foi o primeiro homem a voar em uma aeronave mais pesada do que o ar.

O seriado será dirigido por Estevão Ciavatta e Fernando Acquarone mas por enquanto, não há mais informações. Os atores que interpretarão os personagens ainda não foram contratados e não se sabe quantos episódios a produção terá.

A aeronave 14-Bis

A HBO, no entanto, anunciou que a série contará a história de vida de Dumont como uma de suas maiores realizações: o voo do 14-Bis, aeronave que, no dia 12 de novembro de 1906, voou pelo campo de Bagattele, em Paris, mostrando que era possível voar com uma máquina mais pesada do que o ar.

Com essa conquista, Dumont ganhou o Prêmio do Aeroclube da França e ficou muito conhecido no país.

Santos Dumont já foi foco de diversos documentários e especiais, como Santos Dumont – O Desafio do Ar (2007). Na TV, Cássio Scapin interpretou o inventor na minissérie Um Só Coração (2004).

Irmãos Wright

Irmãos Wright

Há muitas pessoas que acham que Santos Dumont não foi o inventor do avião. Em países como os Estados Unidos, especialistas acreditam que os verdadeiros inventores foram os irmãos Wright, americanos que teriam feito o primeiro voo em um avião em 1903.

Como ninguém viu os irmãos voando (eles tinham medo que alguém pudesse copiar a ideia), há quem não acredite neles.

A única prova de que eles realizaram o voo é um telegrama em que os dois contam que voaram contra ventos de 40 quilômetros por hora.

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    7 anos atrás

    QUE LEGAL ESSA MATÉRIA, NOS FAZ VOAR EM APRENDIZAGENS. ..."FOI EM OSASCO QUE O HOMEM, SONHOU E CONQUISTOU O CÉU AZUL", VERSO CANTADO NO HINO DE OSASCO. A HISTÓRIA DA CIDADE NOS CONTA QUE EM 1901 O FRANCÊS DIMITRI SENSAUD DE LAVAUD JÁ DESENVOLVIA O PROJETO DO SEU PRIMEIRO AEROPLANO QUE VOOU NA CIDADE EM 1910, REALIZANDO O PRIMEIRO VOO DA AMERICA DO SUL. PROFª TELMA

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido