Foto: CSEM/reprodução

Um terremoto de magnitude 6,5 na escala Richter (entenda melhor abaixo) foi registrado no estado do Acre na noite de 7 de junho. O tremor foi o segundo maior da história do Brasil, ficando atrás apenas do ocorrido em 1955, no estado de Mato Grosso, de magnitude 6,6.

Segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (CSEM, responsável por investigar atividades sismológicas), o tremor não causou grandes danos por estar a uma profundidade de 616 quilômetros.

O epicentro foi identificado pela instituição a 111 km da cidade de Tarauacá (AC), na fronteira com o Peru. Um segundo terremoto, de magnitude 4,8 e profundidade de 603 km, foi registrado na mesma região menos de uma hora após o primeiro.

Glossário

Escala Richter: sistema que serve para medir a magnitude (força) dos terremotos na superfície terrestre. Foi criado por Charles Richter e Beno Gutenberg.

Atividades sismológicas: são os tremores registrados na superfície terrestre, causados principalmente por movimentação de placas tectônicas, desabamentos ou erupções vulcânicas. No Brasil não há muitos terremotos, pois o país está bem no meio de uma placa, estando longe, assim, das áreas de colisão.

Epicentro: ponto da superfície terrestre onde o terremoto se iniciou.

Fontes: G1, UOL, GZH e CSEM.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido