No dia 24 de setembro, o São Paulo conquistou a Copa do Brasil ao derrotar o Flamengo, em final disputada em dois jogos. Entre os principais torneios do mundo, este era o único título que faltava para o clube paulista.

Na primeira partida da final, em 17 de setembro, o São Paulo fez 1 a 0 sobre o time carioca, no estádio do Maracanã, cidade do Rio de Janeiro. Uma semana depois, as equipes se encontraram para o segundo e último jogo, no estádio do Morumbi, cidade de São Paulo. O empate em 1 a 1 garantiu o título para os paulistas.

A vitória na Copa do Brasil garante o São Paulo na disputa da Libertadores em 2024.

#pracegover: três jogadores do São Paulo, usando o uniforme do time, que é branco com detalhes em vermelho e preto, estão abraçados e emocionados em campo. Crédito de imagem: Ricardo Moreira/Getty Images

Copa do Brasil 2023
Iniciado em 22 de fevereiro, o torneio reuniu 92 clubes de todo o país. “A Copa do Brasil é uma grande festa do futebol brasileiro. A competição é disputada em todos os 26 estados do país e no Distrito Federal e, a cada ano, cresce mais”, afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol.

Ao longo do campeonato, 2.085.727 torcedores compareceram aos estádios, um crescimento de público de cerca de 17% na comparação com 2022, quando 1.779.977 pessoas estiverem presentes nas partidas.

Adeus a Sampaoli
Quatro dias após a derrota na Copa do Brasil, o Flamengo anunciou a demissão do técnico Jorge Sampaoli. O argentino comandou a equipe por 39 jogos desde que assumiu o posto de treinador, em 17 de abril. Sob o comando de Sampaoli, o time também foi eliminado da Libertadores, nas oitavas de final. 

Os maiores campeões da Copa do Brasil
Cruzeiro – 6
Grêmio – 5
Flamengo e Palmeiras – 4
Corinthians – 3
Atlético-MG – 2

Clubes que têm um título da Copa do Brasil
Athletico-PR
Criciúma
Fluminense
Internacional
Juventude
Paulista
Santo André
Santos
São Paulo
Sport Recife
Vasco da Gama

Fontes: CBF, ESPN, Exame, GE, Lance e Olympics.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 213 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido