No campeonato Pré-Olímpico, o Brasil estreou no futebol masculino vencendo do Peru. Foto: Lucas Figueiredo/ Fotos Públicas.
No campeonato Pré-Olímpico, o Brasil estreou no futebol masculino vencendo do Peru. Foto: Lucas Figueiredo/ Fotos Públicas.

Para te ajudar a acompanhar os principais campeonatos esportivos do mundo em 2020, o Joca montou uma lista com alguns dos torneios mais importantes de várias modalidades. Confira:

Pré-olímpico masculino de futebol (18 de janeiro a 9 de fevereiro)

O campeonato que vai decidir as equipes de futebol masculino que irão disputar a Olimpíada de Tóquio ocorre na Colômbia, entre janeiro e fevereiro. Na estreia do Brasil, em 19 de janeiro, o país venceu o Peru por 1 a 0.

Copa Libertadores (21 de janeiro a 21 de novembro)

Esta disputa entre clubes profissionais da América do Sul ocorre anualmente desde 1960, em vários países da região. No ano passado, teve o Flamengo como campeão.

Estaduais (22 de janeiro a 26 de abril)

As competições entre os times brasileiros de cada estado começam em 22 de abril. Alguns dos campeões de 2019 foram: Corinthians (São Paulo), Grêmio (Rio Grande do Sul), Gama (Distrito Federal), Bahia (Bahia) e Remo (Pará).

Super Bowl (2 de fevereiro)

O Super Bowl é um jogo da principal liga de futebol americano, chamada National Football League (NFL), que quer dizer “liga nacional de futebol”. Por ser a partida que decide qual vai ser o campeão da temporada, é o evento esportivo de maior audiência de televisão dos Estados Unidos.

Copa Sul-americana (4 de fevereiro a 7 de novembro)

A Copa Sul-americana é um campeonato entre os clubes profissionais da América do Sul que ocorre desde 2002. O campeão ganha a classificação para a Copa Libertadores.

Copa do Brasil (5 de fevereiro a 16 de setembro)

É a competição entre os times profissionais do Brasil, em que 91 equipes disputam o título.

Pré-olímpico feminino de basquete (6 a 9 de fevereiro)

As equipes femininas de basquete de cada país disputarão a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio em fevereiro.

Brasileiro feminino (9 de fevereiro a 13 de setembro)

Esta é a modalidade feminina do Campeonato Brasileiro de Futebol, em que os clubes profissionais do país disputam o título.

Grand Prix (15 de março a 29 de novembro)

O Grand Prix (Grande Prêmio ou GP) é o principal campeonato de Fórmula 1 do mundo. Ele se divide em várias etapas, sendo que cada uma ocorre em um país: Austrália, Bahrein, Vietnã, China, Holanda, Espanha, Mônaco, Azerbaijão, Canadá, França, Áustria, Grã-Bretanha, Hungria, Bélgica, Itália, Cingapura, Rússia, Japão, Estados Unidos, México, Japão, Brasil e Emirados Árabes Unidos. A etapa brasileira será em 15 de novembro e a final, em 29 do mesmo mês, em Abu Dhabi.

Jogos das Estrelas da NBA (20 a 22 de março)

Os Jogos das Estrelas da NBA (sigla que significa National Basketball Association ou, em português, Associação Nacional de Basquete) é uma competição entre os melhores jogadores de basquete da NBA, a principal organização de basquete dos Estados Unidos.

Campeonato Mundial de Surfe (26 de março a 8 de dezembro)

O Campeonato Mundial de Surfe ocorre em várias etapas, tendo como sedes Austrália, Indonésia, Rio de Janeiro (em Saquarema, no dia 18 de junho), África do Sul, Polinésia Francesa, Estados Unidos, França, Portugal e Havaí. No ano passado, o vencedor foi o brasileiro Ítalo Ferreira, que disputou a final com o paulista Gabriel Medina.

Troféu Brasil (20 de abril a 25 de abril)

A seletiva olímpica de natação, que escolhe os países que irão disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio na modalidade, ocorre em abril.

Roland Garros (24 de maio a 7 de junho)

Um dos principais torneios de tênis do mundo, o Roland Garros ocorre anualmente em Paris, na França. Participam da competição tanto tenistas amadores como profissionais.

Final da Champions League 2019/2020 (30 de maio)

A partida que vai decidir o time campeão da edição de 2019/2020 da Liga dos Campeões (ou Champions League, em inglês) vai acontecer em Istambul, na Turquia.
Menos de um mês depois, em 23 de junho, começa o campeonato de 2020/2021. A competição recebe clubes profissionais de vários países da Europa.

Pré-olímpico masculino de basquete (23 a 28 de junho)

Em junho, irá ocorrer a disputa entre os times que buscam a classificação no basquete nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Tour de France (27 de junho a 19 de julho)

Ciclistas de vários lugares do mundo participam todos os anos do Tour de France, na França. A disputa é dividida em 21 etapas, que são distribuídas ao longo de 23 dias. Os competidores pedalam em quatro modalidades: corrida em distâncias curtas; grupos que disputam títulos individuais e coletivos; corrida em distância maior; e corrida nas montanhas. O vencedor é o melhor entre todas as etapas.

Wimbledon (29 de junho a 12 de julho)

Assim como o Roland Garros, o torneio de Wimbledon é uma das principais competições de tênis do mundo. Ele ocorre todos os anos, na Inglaterra, e é o mais antigo do mundo na modalidade.

Jogos Olímpicos de Tóquio (24 de julho a 9 de agosto)

A Olimpíada de Verão de 2020 será em Tóquio, no Japão. Para a edição, foram incluídas algumas modalidades como surfe, skate, beisebol, escalada e karatê.

Jogos Paralímpicos de Tóquio (25 de agosto a 6 de setembro)

Os Jogos Paralímpicos são uma competição semelhante aos Jogos Olímpicos, mas que é disputada por atletas que possuem algum tipo de deficiência.

Libertadores feminina (25 de setembro a 11 de outubro)

Esta é a disputa dos times femininos de clubes profissionais da América do Sul, que ocorre anualmente.

Mundial de Clubes (10 a 19 de dezembro)

O campeonato mundial de times profissionais de futebol será no Qatar. Em 2019, o Flamengo disputou a final com o Liverpool, mas acabou perdendo para o time inglês por 1 a 0.

Fontes: Destak, Estadão, Folha de S. Paulo, Le Tour de France, O Tempo e Terra.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • Rafaela.

    3 anos atrás

    Que legal

  • Lucca Batista Aideira

    3 anos atrás

    Além dos jogos brasileiros podem adicionar os jogos do brasileirão jogos mais decisivos que acontecem entre o meio da semana

  • Guilherme Martins Renaud

    3 anos atrás

    Que pena que a pandemia impedi-o que essas competições acontecem

  • Flavia Garcia Dantas de Araújo

    4 anos atrás

    Olá,sou Edu e amo futebol! Gostei da foto do time de futebol do Brasil!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido