A abertura da edição de 2022 da Cúpula das Américas. Foto: Bolívar Parra/Presidência da República/Fotos Públicas

Entre 6 e 10 de junho, líderes políticos do continente americano se reuniram em Los Angeles, nos Estados Unidos, para a edição de 2022 da Cúpula das Américas. Presidentes de países como Brasil, Canadá e Peru estavam presentes para discutir, entre outros temas, a preservação do meio ambiente e acordos comerciais.

Por outro lado, ​​os chefes de Estado da Venezuela, de Cuba e da Nicarágua foram vetados de participar pelo país-sede, que não os considera democracias. Em resposta, México e Guatemala foram algumas das nações que decidiram não comparecer. 

A seguir, confira alguns dos principais assuntos discutidos na cúpula:

Imigração no continente

Caravana busca defender direitos de migrantes (Foto: Oscar Blue Ramirez/reprodução YouTube)

Desde que assumiu o cargo, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comprometeu-se a reverter algumas políticas de seu país que dificultavam a chegada de imigrantes. Por isso, na cúpula, ele pediu o apoio dos outros chefes de Estado do continente para ajudar as nações que recebem grande número de imigrantes. Ele também afirmou que irá tomar medidas para melhorar o acesso dos imigrantes aos serviços públicos e privados (como hospitais). 

Guerra na Ucrânia

Construção em Kiev, na Ucrânia, destruída na guerra. Foto: Anastasia Vlasova/Getty Images

Em uma reunião entre Biden e o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, houve a confirmação de que esses líderes fornecerão apoio econômico, financeiro e humanitário para a Ucrânia, em guerra contra a Rússia. Já o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse que o país vai continuar se mantendo neutro em relação ao conflito. 

Preservação do meio ambiente

Imagem aérea do Oceano Pacífico. Foto: Nasa/Fotos Públicas

A proteção da natureza é um tema recorrente nas edições da cúpula. Desta vez, um dos principais acordos firmados foi uma coalizão proposta pelo Chile para proteger o Oceano Pacífico. A ideia recebeu o apoio de mais oito países banhados por esse mar: Colômbia, Peru, Costa Rica, Equador, Panamá, Canadá, México e Estados Unidos. A proposta pretende preservar as espécies que vivem por lá e o próprio oceano, já que medidas assim são essenciais para que haja absorção do dióxido de carbono (um dos principais gases poluentes). 

Comércio

A 9ª Cúpula das Américas foi realizada em Los Angeles. Foto: Alan Santos/PR/Fotos Públicas

Em 9 de junho, foi editado um decreto que busca facilitar o comércio entre Estados Unidos e Brasil. A resolução define, entre outras medidas, a redução de custos para exportar (ou seja, vender para o outro país) e importar (comprar da outra nação) produtos entre si. Além disso, Brasil e Estados Unidos se comprometeram a adotar políticas contra a corrupção no comércio.   

Fontes: CNN Brasil, Folha PE, G1, Money Times e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido