marilyn monroe andy warhol 188
#pracegover: retrato de Marilyn Monroe produzido por Andy Warhol, em que a atriz tem cabelos loiros, usa sombra azul nos olhos e batom vermelho. As cores, como amarelo e vermelho, são fortes. Crédito de imagem: DIVULGAÇÃO CHRISTIE’S

Um retrato da atriz Marilyn Monroe feito por Andy Warhol foi leiloado, em 9 de maio, por 195 milhões de dólares (aproximadamente um bilhão de reais), em Nova York, nos Estados Unidos. Assim, a obra se tornou a mais cara do século 20. Foram necessários apenas quatro minutos para que o lance atingisse o valor, superando o recorde anterior, da pintura As Mulheres de Argel, do espanhol Pablo Picasso, vendida por 179,4 milhões de dólares, em 2015.

Realizada por Warhol em 1964, a obra chamada Shot Sage Blue Marilyn tem um metro de altura por um metro de comprimento. O quadro faz parte de uma série de quatro pinturas que Warhol fez de Marilyn após a morte dela, em 1962. A série recebeu o nome Shot (tiro, em português) após um visitante do estúdio de Warhol ter atirado contra os retratos, que foram restaurados depois. Cada um deles apresenta uma combinação diferente de cores. A série é considerada um ícone da pop art.

Quem foi Andy Warhol?

andy warhol 188
#pracegover: foto em preto e branco do artista visual Andy Warhol. Ele segura um cachorro. Crédito de imagem: | JACK MITCHELL_CC_WIKICOMMONS

Nascido com o nome de Andrew Warhola, em 1928, nos EUA, ele foi pintor, cineasta, fotógrafo, produtor musical e designer gráfico. Considerado o maior representante do movimento de pop art, Warhol morreu em 1987.

Quem foi Marilyn Monroe?

marilyn monroe 188
#pracegover: foto em preto e branco da atriz Marilyn Monroe. Crédito de imagem: | JACK MITCHELL_CC_WIKICOMMONS

O nome real de Marilyn era Norma Jeane Mortenson. Ela nasceu em 1926, nos EUA, foi atriz, modelo e cantora. Tornou-se estrela de cinema de Hollywood e até hoje é considerada um dos maiores ícones da cultura popular mundial. Marilyn morreu no ano de 1962.

Glossário

Pop art: arte popular, em português, foi um movimento artístico criado nos anos 1950, no Reino Unido, e que se popularizou na década seguinte nos EUA. Retratava itens da cultura popular e de consumo, como celebridades e refrigerantes, usando cores intensas e a estética que costumamos ver na publicidade. Um dos objetivos da pop art era aproximar a arte do dia a dia das pessoas.

Fontes: Correio Braziliense, Folha de S.Paulo, G1, Guia das Artes e Itaú Cultural.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 188 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido