Rã minúscula

PHOTO: Seven new species discovered from the Western Ghats, India.

Um estudo publicado na revista científica PeerJ. mostrou que cientistas descobriram novas espécies de rãs minúsculas nos Gates Ocidentais, uma zona montanhosa do sul da Índia.

Segundo o estudo divulgado nessa terça-feira (21), quatro novas espécies foram encontradas. Elas são tão pequenas que correspondem ao tamanho de uma unha.

As rãs noturnas indianas, medem até 15,4 milímetros de comprimento – menos de 2 centímetros – e vivem em vegetação florestal úmida. Elas se separaram evolutivamente das outras rãs há 70 ou 80 milhões de anos, formando um grupo particularmente antigo.

Os cientistas passaram cinco dias estudando a fauna da região, e constataram que as novas espécies podem ser encontradas em grande quantidade no local.

“Devido ao seu tamanho extremamente reduzido, seu habitat discreto e seus sons, similares aos dos insetos, elas passam despercebidas”, disse a pesquisadora Sonali Gard, uma das autoras do artigo.


Rã da espécie Nyctibatrachus

 

Os cientistas também descobriram três espécies de rãs noturnas (Nyctibatrachus).

Nos últimos dez anos, mais de 100 espécies de rãs foram descobertas na região, mas os cientistas alertam que elas correm risco de extinção.

No ano passado, um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF em inglês) afirmou que em 2020 a população de peixes, aves, anfíbios, mamíferos e répteis poderá ser dois terços menor do que há 50 anos.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • escola erico

    7 anos atrás

    eu comento pula pula

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido