Quino e sua personagem mais famosa, Mafalda. Foto: Ricardo Ceppi/Getty Images

Um dia depois da personagem de histórias em quadrinhos Mafalda completar 56 anos, seu criador, Joaquín Salvador Lavado (mais conhecido como Quino), morreu, em 30 de setembro, aos 88 anos. O cartunista argentino sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Em suas histórias, Quino usava os personagens para retratar as desigualdades e questões políticas da América Latina.

Em homenagem ao seu trabalho, o desenhista recebeu diversas honrarias, como o prêmio do Comitê Espanhol do Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef) pela suas contribuições pela defesa dos direitos das crianças, em 2009, e a medalha de Oficial da Ordem das Artes e das Letras, dada pelo Ministério da Cultura da França, em 2012.

Quem é Mafalda?

Mafalda, a personagem mais famosa de Quino, teve sua primeira história publicada em 1964. A menina de 6 anos, famosa por seus questionamentos e por não concordar com as injustiças do mundo, foi protagonista de mais de 2 mil tirinhas, desenhadas por Quino até 1973, quando ele decidiu que iria deixar de focar na personagem e passar mais tempo escrevendo histórias voltadas à política.

Mesmo quando o autor parou de publicar suas tirinhas, Mafalda continuou conhecida e a imagem dela era reproduzida em memes, cartazes políticos e até livros. A personagem ganhou até mesmo um filme, em 1982.

Saiba mais sobre o Quino e a Mafalda na edição 158 do Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Patricia Valadares

    3 anos atrás

    coitado do Quino!

  • dafne

    3 anos atrás

    que pena mesmo.

  • MARIA MORAIS

    3 anos atrás

    que pena, triste ??

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido