Xangai, uma das cidades mais poluídas da China. Foto: divulgação

A China observou redução nos índices de poluição durante a quarentena, que começou no fim de janeiro e se estende até hoje em muitas regiões.

Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), diversas áreas do país asiático tiveram redução de 20% a 30% na quantidade de partículas de poluição no ar durante fevereiro, em comparação com o mesmo período em 2017, 2018 e 2019.

Especialistas acreditam que a diminuição das atividades (menos transportes nas ruas, indústrias paradas, entre outras) é um dos principais fatores que contribuíram para essa queda.

“É uma diminuição dramática e sem precedentes nos níveis de emissão”, disse Lauri Myllyvirta, analista-chefe do Centro de Pesquisas de Energia e Ar Limpo, dos Estados Unidos. “Eu conversei com algumas pessoas em Xangai [cidade chinesa] e eles disseram que não se lembravam de já terem visto o céu tão azul no inverno.”

Itália

Em quarentena nacional desde o começo de março, a Itália também registrou redução nos níveis de poluição.

O norte do país, região que tem grande número de indústrias, vem observando redução de cerca de 10% por semana nos índices de dióxido de nitrogênio (um gás poluente).

No gráfico abaixo, é possível comparar a quantidade de dióxido de nitrogênio na cidade de Milão desde a primeira semana *do ano até a semana do dia 9 de março. Na primeira semana de janeiro, a concentração do gás no ar era de, aproximadamente, 60 mg/m3. Já na semana do dia 9, a média era de 40 mg/m3.

A falta de circulação de pessoas também provocou mudanças na cidade de Veneza, um dos principais pontos turísticos da Itália.

Com menos barcos passando pelos canais, as águas do local ficaram mais claras. Segundo a prefeitura, o movimento das embarcações fazia com que pedaços do solo, pedras pequenas ou pó deixassem a água mais escura.

Águas de Veneza ficaram mais claras em razão da ausência de barcos. Foto: divulgação

*Os pesquisadores definiram que as semanas começariam na segunda-feira.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • Paola

    3 anos atrás

    prezado editor eu adorei a notícia do dia 26 de março de 2020 “Quarentenas contribuem para redução da poluição na China e na Itália “ porque fala coisas importantes e interessantes como, segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), diversas áreas do país asiático tiveram redução de 20% a 30% na quantidade de partículas de poluição no ar durante fevereiro, em comparação com o mesmo período em 2017, 2018 e 2019. assinado Paola do 5º ano A da escola santi São paulo (capital)

  • Bianca Santos

    3 anos atrás

    Interessante e afirmativo.

  • MisteryMan

    4 anos atrás

    eu ja vi um video no you tube sobre isso achei legal

  • MARCOS

    4 anos atrás

    Foi muito INTERESSANTE!!!

  • Gabriel

    4 anos atrás

    Interessante

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido