Visita técnica feita em comunidade do Jacarezinho. Foto: projeto Na Régua RJ/Instagram/reprodução

Das habitações irregulares do Rio de Janeiro 26% não têm banheiro e 25% abrigam mais de três moradores por quarto. Essas informações foram levantadas pelo programa estadual Na Régua, que pretende oferecer serviços essenciais de reforma e moradia a 10 mil famílias em situação de vulnerabilidade do Rio de Janeiro até o fim de 2022. No momento, 2.842 habitações já foram atendidas.

O projeto Na Régua é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras (Seinfra) e da Subsecretaria de Habitação, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Entre as principais atividades prestadas pelo programa estão a impermeabilização em paredes e telhados (para combater infiltrações), pintura, aplicação de pisos e revestimentos e instalação hidrossanitária (ou seja, encanamentos, rede de esgoto, sanitários e demais partes hidráulicas da casa).

O projeto foi divido em sete fases, sendo a primeira uma pesquisa de campo sobre a situação das 17 comunidades que serão atendidas. No levantamento foi descoberto, por exemplo, que 72% das moradias são chefiadas por mulheres e 29% abrigam famílias em situação de extrema pobreza (renda de até R$ 100 por pessoa).

Serão atendidas pelo Na Régua famílias que tenham renda de até três salários mínimos, possuam um único imóvel e morem há, no mínimo, três anos no mesmo local. Além disso, entre os critérios de priorização estão famílias que se encontram “na faixa de vulnerabilidade extrema; chefiadas por mulheres; idosos; pessoas com deficiência; pessoas com doenças respiratórias crônicas ou de fácil disseminação”, segundo o site oficial do programa Na Régua.

Fontes: O Globo e Na Régua.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Isabele

    1 ano atrás

    Toda essas notícias são legais

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido