Um relatório divulgado no dia 25 de janeiro pelas organizações Ember e Agora Energiewende mostrou que, em 2020, a Europa produziu mais energia elétrica a partir de fontes renováveis do que de combustíveis fósseis. O feito inédito no continente é uma boa notícia porque a energia vinda de fontes renováveis não polui o meio ambiente.

Fontes limpas geraram 38% da eletricidade na Europa, enquanto combustíveis fósseis (como carvão) foram responsáveis por 37%. A mudança foi impulsionada pelo crescimento da tecnologia eólica (que extrai energia da força do vento) e solar (que usa painéis para captar energia do sol), responsáveis por um quinto da eletricidade dos países da União Europeia. Outras fontes, como carvão ou energia nuclear, diminuíram a participação na produção total de energia.

#pracegover: panéis solares cobrindo vegetação para gerar energia solar. Imagem: Getty Images/EyeEm

Este foi mais um passo para a concretização do acordo do Conselho Europeu, que prevê diminuir a emissão de gases que provocam o efeito estufa em 55% até 2030, em relação ao nível de 1990. O Brasil tem o próprio compromisso firmado no Acordo de Paris, em que se comprometeu a neutralizar a emissão de gases de efeito estufa até 2060.

Glossário
Efeito estufa: é o aumento da temperatura do planeta causado por gases poluentes presos na atmosfera. Atividades humanas fizeram com que ele fosse intensificado, deixando o nosso planeta cada vez mais quente.

Fontes: Agência Brasil, B9, CNN, Forbes, Ember e Agora Energiewende.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 164 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • ALESSANDRA

    2 anos atrás

    Poderia ser energia ventanica não eolica porque parece que e feito de oleo

  • amanda

    2 anos atrás

    poise

  • Thais

    3 anos atrás

    Ainda bem que encontraram uma nova forma de produzir energia

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido