Mico-leao-dourado-site
Crédito de imagem: Jeroen Kransen - Flickr, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=24931426

Uma nova pesquisa sobre a quantidade de micos-leões-dourados no Brasil estimou que existem, atualmente, 4.800 deles na bacia do rio São João, interior do estado do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito em 2 de agosto, Dia Internacional do Mico-Leão-Dourado.

Trata-se de uma recuperação significativa, depois de a espécie ter sofrido com um surto de febre amarela, que reduziu a população então estimada em 3.700 micos (levantamento de 2014) para 2.500 animais (2019). Em 2020, eles passaram a ser vacinados contra a doença: mais de 300 micos já foram imunizados.

Febre amarela: a doença, que ganhou esse nome por deixar a pele amarelada, é causada por um vírus transmitido por mosquitos e pode infectar humanos e outros animais, como os macacos. Nos seres humanos, causa febre, dor muscular, náuseas, vômitos, perda de apetite e fraqueza. Na fase mais grave, pode provocar inflamação no fígado e nos rins, sangramentos e levar à morte. A melhor forma de prevenção é a vacina.

Nos anos 1970, os pesquisadores estimavam a existência de somente 200 micos-leões-dourados na natureza. Animal nativo apenas da região de Mata Atlântica do Rio de Janeiro, ele passou a ser foco de ações de preservação, como as promovidas pela Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD).

jocacomjornalJPG
A mascote do Joca foi inspirada no mico-leão-dourado. Ilustração: Laurent Cardon

O que falta fazer para ajudar o mico-leão-dourado?

A notícia de agora é boa, mas a meta da AMLD para livrar o mico-leão-dourado do risco de extinção ainda não foi atingida. A organização deseja ter 2 mil micos vivendo em uma área de floresta protegida e conectada de 25 mil hectares (um hectare equivale a 10 mil metros quadrados, o mesmo que a área de um campo de futebol).

Mesmo com o número de 4.800 animais, o desafio segue sendo a integração da área de mata que eles habitam para que sua conservação seja garantida. Hoje, a maior região de floresta contínua com micos tem 15.696 hectares e não está totalmente protegida.

“Já temos mais de 2 mil micos, mas eles ainda vivem em fragmentos de floresta inferiores aos 25 mil hectares de que precisamos. Conectar e restaurar as florestas é o nosso maior desafio para garantir a sobrevivência do mico-mico-leão-dourado no longo prazo”, explica Luís Paulo Ferraz, secretário executivo da AMLD.

Mico-leao-dourado
Crédito de imagem: Jeroen Kransen – Flickr, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=24931426

Além disso, a espécie segue ameaçada pelo tráfico de animais silvestres, ou seja, sua captura e venda ilegal. De acordo com a AMLD, registros de micos fora do habitat natural, mantidos como se fossem animais de estimação, e apreensões fora do Brasil voltaram a crescer nos últimos dois anos.

O esforço para preservar o mico-leão-dourado envolve diversas organizações, como a AMLD, prefeituras, os governos estadual e federal, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O mico-leão-dourado

Ele é uma das quatro espécies de micos que vivem no Brasil e, atualmente, está classificado como animal em perigo de extinção.

Com cerca de 20 centímetros de altura, o mamífero originalmente habitava o estado do Rio de Janeiro até o litoral, conforme relatos dos séculos 16 e 17. Hoje, no entanto, ocorre apenas no interior do estado, na região chamada de bacia do rio São João, nos municípios de Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Araruama, Rio das Ostras, Cabo Frio e Macaé.

Os micos-leões-dourados vivem em grupos com média de seis indivíduos — em geral, uma fêmea, um ou dois machos adultos e até três filhotes. Eles se alimentam de pequenas presas escondidas em pedaços de madeira e folhagens, além de consumir frutas e néctar de flores.

Os outros micos que habitam o Brasil, todos na Mata Atlântica, são: mico-leão-preto, mico-leão-da-cara-dourada e mico-leão-da-cara-preta.

Fontes: Associação Mico-Leão-Dourado e Nexo.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (92)

  • Educacional

    5 meses atrás

    Uau!

  • Milena Varizano

    6 meses atrás

    Uau!

  • Maria Luiza

    7 meses atrás

    Amei o texto alem de grande e interessante e importante para agente para a gente aprender sobre os micos-leao-dorados

  • maria aparecida

    7 meses atrás

    amei o texto alem de ser grande ele e legal

  • Maria Luísa

    7 meses atrás

    Os micos leões dourados são animais selvagens que sofrem contra extinção, doenças como a febre amarela que mata vários micos e são vacinados que ajuda muito para a quantidade de animais aumente .

  • Bernardo e Isabella 6°C

    7 meses atrás

    Infelizmente no Brasil há o tráfico de micos leões dourados ilegalmente e nós ficamos muito tristes em saber disso. Esse tipo de atitude aumentou nos últimos anos e em nossa opinião as pessoas deviam ter mais respeito em relação aos animais.Também deveriam se concientizar de que os animais não são objetos e que eles podem entrar em extinção se continuar acontecendo esse tráfico.

  • Cecília

    7 meses atrás

    Achei o texto importante para alertar todos que os micos leãos dourados estavam sofrendo de febre amarela ,porém foram vacinados e sua população cresceu 30% em 10 anos ,o que é uma grande evolução.

  • Kauã e Fred

    7 meses atrás

    Ficamos tristes ao saber que tem micos-leões-dourados que estão mantidos em cativeiros para serem animais de estimação, pois ele é um animal silvestre, mas também ficamos felizes ao saber que a população desses pequenos bichinhos cresceu 30%.

  • Bernardo e Arthr

    7 meses atrás

    É muito bom saber que o mico leão dourado teve um aumento de 30% na população deles e também,teve as vacinação,por outro lado ainda a pessoas que mantém os micos em cativeiros.

  • Braian e Heitor

    7 meses atrás

    Ficamos felizes em saber que os micos-leões- dourado crescem cada dia mais. Mas ficamos muitos tristes com os maus tratos das pessoas com esse animal ameaçado.

  • João Lucas,Davi e Miguel

    7 meses atrás

    É triste saber que os micos-leões -dourados estão em extinção, mas é bom saber que eles foram vacinados e com isso estão protegidos. Assim, as espécies estão crescendo

  • Maria Luísa 6° C CST

    7 meses atrás

    Achei o texto muito interessante. Pensei que esse tipo de doença só se pegavam em humanos. Parabéns a todos os agentes de saúde 👏👏

  • É muito Legal saber que população de micos-leões-dourados está crescendo no Brasil. O ruim é que em pleno século 21 ,ainda existe tráfico ilegal de animais

    7 meses atrás

    Vitor e Théo

  • Cristiano e Gustavo

    7 meses atrás

    É lamentável que no Brasil tem pessoas que ainda caçam os Micos para ter de animal de estimação.Mas é muito bom saber que nos últimos dez anos cresceram 30%.E é muito gratificante que o governo se preocupa com a saúde desses animais,lhe dando o direito a vacinação contra a febre amarela.

  • Stysu

    7 meses atrás

    Não gosto do jornal,pois voce deve ser assinante para pegar mais informações. Eu dou nota 2.5 para esse jornal E tenho muitas outras reclamações

  • Jornal Joca

    5 meses atrás

    Olá, obrigado por deixar seu comentário. Se pudermos ajudar a esclarecer dúvidas que tenha sobre a assinatura ou o jornal, estamos à disposição. Time Joca

  • Mikely e Isadora

    7 meses atrás

    Ficamos felizes que a população de micos-leões-dourados cresceu 30% nos últimos 10 anos.Isso significa que as pessoas estão se conscientizando. Infelizmente a febre amarela continua os atacando,mas a meta da AMLD é livra-los dessa doença,porém a meta ainda não foi atingida.Estamos torcendo para que consigam salvar essa espécie da extinção.

  • Miguel

    7 meses atrás

    Achei essa notícia muito triste pois o micos-leõess-dourados não merecem sofrer muito , as pessoas do mundo deveriam ajudar mais o animais do mundo inteiro

  • Calebe Gabriel D' Castro | 6° ano B

    7 meses atrás

    Que bom! Fico alegre em saber que a espécie do Mico-Leão-Dourado está crescendo, embora existem muitas pessoas que ainda capturam, maltratam, e fazem outras coisas de mal com esses bichinhos, outras estão se conscientizando sobre os crimes que é fazer coisas de mal com esses animais ! Se algum dia você ver alguém fazer isto, denuncie!

  • Calebe Gabriel D' Castro | 6° ano B

    7 meses atrás

    Que bom! Fico alegre em saber que a espécie do Mico-Leão-Dourado está crescendo, embora existem muitas pessoas que ainda capturam, maltratam, e fazem outras coisas de mal com esses bichinhos, outras estão se conscientizando sobre os crimes que é fazer coisas de mal com esses animais ! Se algum dia você ver alguém fazer isto, denuncie!

  • Bernardo Henrique Alves Lemos

    7 meses atrás

    Não podemos maltratar e nem levar para casa esse animal ,pois eles têm que viver na natureza e não devemos mantê-los em cativeiro. Eles devem viver em seu habitat natural e serem respeitados.

  • Guilherme 6⁰B

    7 meses atrás

    Os politicos podiam cuidar mais deles do que com coisas que podem esperar. Porque eles são vidas que devem ser preservadas.

  • Guilherme H. e Davi B.

    7 meses atrás

    Não achei legal o que eles fazem com os micos. Deveriam deixá-los quietos no canto deles. Se quiser ver um,pesquise na internet,não deixe eles em cativeiro. E também achava que febre amarela só pegava em humanos. Gostei da informação.

  • Calebe Gabriel D' Castro | 6° ano B

    7 meses atrás

    Que bom ! Fico alegre em saber que a espécie do Mico-Leão-Dourado está crescendo, embora existam muitas pessoas que ainda capturam, maltratam e fazem outras coisas de mal com esses bichinhos. Outras estão se conscientizando sobre os crimes que é fazer coisas de ruim com os animais, isto é crime, e não podemos fazer isto, se algum dia você ver alguém fazer isto, denuncie !

  • Lucas Mota

    7 meses atrás

    Creio que todos deveriam contribuir para melhor saúde dos micos. Querendo ou não fazem muita parte do habitat natural brasileiro... Essa notícia é necessária para a conscientização de todas as pessoas, independente de idade.

  • Sofia e Emilly

    7 meses atrás

    Por mais que a população do micos-leões-dourados aumentou, é triste saber que ainda há animais que são aprisionados e não estão soltos.

  • Maria Eduarda e Larissa | 6º ano B

    7 meses atrás

    Que notícia interessante! Não sabíamos que o mico-leão-dourado era tão pequenino. É muito bom saber que todos esses micos já foram vacinados. Tristemente, eles estão correndo muitos ricos de serem extintos, tomara que isso acabe e que as pessoas tomem consciência.

  • Francisco Teixeira

    7 meses atrás

    Achei interessante saber mais sobre esse animalzinho, é muito legal. Infelizmente aquela febre infectou vários da espécie e felizmente estão se recuperando muito.

  • Lívia Guimarães

    7 meses atrás

    Fiquei muito feliz em saber que a população de Micos-leões-dourados cresceu,e que eles estão sendo vacinados contra a doença da febre amarela.Mas fiquei triste ao saber que pessoas fazem a venda ilegal do animal,e os mantem presos como se fossem animais de estimação.Espero que esse comentário chame a atenção das pessoas,para que elas tenham a consciência disso.

  • Lívia Guimarães

    7 meses atrás

    Fiquei muito feliz em saber que a população de Micos-leões-dourados cresceu,e que eles estão sendo vacinados contra a doença da febre amarela.Mas fiquei triste ao saber que pessoas fazem a venda ilegal do animal,e os mantem presos como se fossem animais de estimação.Espero que esse comentário chame a atenção das pessoas,para que elas tenham a consciência disso.

  • Lucas Rabelo / Antonio Froes 6° B

    7 meses atrás

    Esta notícia é ótima, mas infelizmente ainda possui muitos micos-leões-dourados que não são vacinados, e que precisam ser. Após o aumento da população dos micos o aumento da caça desses animais aumentou bastante e precisam ser preservados.

  • Gabrielly

    7 meses atrás

    Fico feliz em saber que a população de micos-leões-dourados está aumentando. E passaram a ser vacinados contra a febre amarela para sobreviverem.

  • Manuela e Maria Cláudia

    7 meses atrás

    Ficamos felizes em saber que a população dos micos está crescendo! É importante que haja a vacinação dos micos para que não possam ser contaminados pela febre amarela. E assim, a população deles aumentar.

  • Maria Fernanda 11 anos

    7 meses atrás

    Fico feliz pelos miquinhos, que a população deles está aumentando ,e que as vacinas estão funcionando, ajudando-os a sobreviverem sozinhos na natureza! Sem a sua captura pelos humanos e a retirada deles da natureza !!

  • Maria Fernanda 11 anos

    7 meses atrás

    Fico feliz pelos miquinhos, que a população deles está aumentando ,e que as vacinas estão funcionando, ajudando-os a sobreviverem sozinhos na natureza! Sem a sua captura pelos humanos e a retirada deles da natureza !!

  • Camila

    7 meses atrás

    Fique muito feliz em ficar sabendo que agora estão vacinando micos -leões -dourados,mas ainda tem vários micos sem vacina. É necessário fazer campanhas para que as pessoas possam também contribuir para com a espécie. Assim eles não entrarão em extinção.

  • Heitor Borges-11 anos

    7 meses atrás

    Gostaria de comentar sobre o crescimento da população dos micos , isso é um feito muito bom , pois mostra que nós seres humanos, estamos criando consciência sobre as leis que o IBAMA faz para nós segurimos!

  • Miguelzinho gatao

    7 meses atrás

    Esse notícia é muito interessante, mas fiquei muito triste ao saber que os micos-leões estão sendo caçados pois eles nn merecem isso e precisam ter uma vida melhor. Não trafiquem pq eles nn são drogas

  • Yuri Alves

    7 meses atrás

    Achei legal que a população de micos-leões-dourados está crescendo de pouco em pouco, mas fiquei triste ao saber que eles também podem contrair a febre amarela. Achei que era só em humanos.

  • Gui ne vida 😝

    7 meses atrás

    Adoro eles. Muito fofos. Tomara que consigam tudo de melhor

  • Joice Cristiane Goncalves Consolim

    7 meses atrás

    Luis F, 10 anos. Eu gostaria de ter um desses em casa mas acho injusto eles maltratarem os micos-leões-dourados. Eu não gosto deles fazendo isso sendo que o IBAMA não deixa.

  • Joice Cristiane Goncalves Consolim

    7 meses atrás

    Kassiana C. 9 anos. Eu fiquei feliz de saber que estão cuidando deles que são fofinhos.

  • Joice Cristiane Goncalves Consolim

    7 meses atrás

    João Vitor, 9 anos. Eu adoraria ter um bichinho destes em casa, mas não pode fazer isto com os animaizinhos, senão é tráfico.

  • Joice Cristiane Goncalves Consolim

    7 meses atrás

    Pietra, 9 anos. Não acho certo o que estão fazendo com os micos-leões~dourados. Devemos cuidar deles.

  • Joice Cristiane Goncalves Consolim

    7 meses atrás

    Leonel, 9 anos, 4º ano F. Eu gostaria que parassem de vender ou traficar os animais.

  • Joice Cristiane Goncalves Consolim

    7 meses atrás

    Francisco, 9 anos, 4º ano F . Eu gostaria de dormir junto dos animais. Sempre sonhei que eu tinha macaquinhos em casa.

  • Joice Cristiane Goncalves Consolim

    7 meses atrás

    Ellen, 9 anos., 4º ano F, Escola Henrique Dumont Villares. Eu fiquei com muita dó dos bichos pois eles estão morrendo.

  • Rafael

    7 meses atrás

    Eu estou muito feliz pelos micos leão dourados

  • anajopinho 14112013

    8 meses atrás

    gostei

  • me chamem de mariana j do 4 ano

    8 meses atrás

    achei a noticia incrivel senti pena dos micos , achei que febre amarela so pegava em humanos

  • Beatriz

    8 meses atrás

    Achei bem interessante,muito bom

  • Shiro

    8 meses atrás

    4,5 estrelas

  • joaquim ramalho 9 4 ano a

    8 meses atrás

    muito interessante e muito legal

  • beatriz.meloni

    8 meses atrás

    e muito bom

  • joaquim ramalho 9 4 ano a

    8 meses atrás

    muito interessante

  • João Lacaze

    8 meses atrás

    muito legal saber dessa reportagem . só não gostei de saber da febre amarela . eu que não quero ter deus me livre.

  • José Rehder 4 Ano

    8 meses atrás

    gostei bastante

  • joaquim ramalho 9 4 ano a

    8 meses atrás

    muito interessante

  • Antonio 9 4ano.

    8 meses atrás

    Muito interessante e legal.

  • Felipe Lé

    8 meses atrás

    Eu achei muito interessante a reportagem do mico Leão dourado!!!!!!!!!!!!!

  • Shiro

    8 meses atrás

    bom

  • me chamem de mariana j do 4 ano

    8 meses atrás

    adoreiiiiiiiiiiiii

  • Beatriz

    8 meses atrás

    Muito interessante

  • Guilherme Solai

    8 meses atrás

    muito legal a reportagem

  • me chamem de mariana j do 4 ano

    8 meses atrás

    Achei a reportagem muito legal, não sabia que animais podiam pegar febre amarela,que triste coitado dos micos e por ultimo OS MICOS SÃO TÃO FOFOS!!!!!! QUE EU PODIA HCGTVBVKUR!!!

  • Guilherme Solai

    8 meses atrás

    muito legal o conteudo

  • Amanda.Yamashiro.Tengnom

    8 meses atrás

    legal

  • Felipe Zenker 4 ano

    8 meses atrás

    Se continuarem assim conseguiram salvar os Micos-Leões-Dourados da extinção !!! EBAAAAAAAAA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Helena ribeira

    8 meses atrás

    É um ótimo documentário fala sobre coisas importantes

  • Felipe Lé

    8 meses atrás

    Muito legal eu achei muito interessante essa reportagem do mico leão dourado!!!!!!!!!!!

  • Victoria terentyev

    8 meses atrás

    INTERESSANTE

  • Victoria terentyev

    8 meses atrás

    Muito interessante

  • Victoria terentyev

    8 meses atrás

    Muito interessante

  • Victoria terentyev

    8 meses atrás

    Legal

  • Amanda Stelzer 4ª

    8 meses atrás

    BEM LEGAL

  • Amanda Stelzer 4ª

    8 meses atrás

    BEM LEGAL

  • Amanda Stelzer 4ª

    8 meses atrás

    BEM LEGAL

  • Beatriz

    8 meses atrás

    Beatriz,achei bem interessante

  • Amanda Stelzer 4ª

    8 meses atrás

    BEM LEGAL

  • Victoria terentyev

    8 meses atrás

    Legal :)

  • Victoria

    8 meses atrás

    Isto é muito interessante.

  • Victoria

    8 meses atrás

    Isto é muito interessante.

  • juliete

    8 meses atrás

    >3

  • Felipe

    8 meses atrás

    QUE LEGALZITO

  • Daniela Possari

    8 meses atrás

    Esta é uma excelente notícia! De 2.500 para 4.800, quer dizer que a população de micos leões dourados aumentou 2.300! Um viva para os micos leões dourados!!! Rafael Possari Miotto, 16 de agosto de 2023.

  • Felipe 4 ano

    8 meses atrás

    um vivaaaaaa !!!!!

  • Miguel Cavalheiro

    8 meses atrás

    MUITO LEGAL

  • gustavo zampani

    8 meses atrás

    muito legal

  • gustavo zampani

    8 meses atrás

    muito legal todas as noticias muito legal todas as noticias

  • Felipe 4 ano

    8 meses atrás

    TAMBEM ACHO

  • Felipe 4 ano

    8 meses atrás

    aaa

  • Felipe

    8 meses atrás

    vivaa

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido